Educação São Sebastião

Cursos profissionais com bolsa do Novotec Expresso seguem com inscrições abertas

Tamoios News
Foto: Beto Silva / PMS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Departamento de Emprego e Renda e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) informa que ainda estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, com direito a bolsa-auxílio, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

São 37 cursos para alunos do ensino médio de escolas estaduais, Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e jovens de até 24 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são realizadas no contraturno, formatos presencial e remoto, com 120 horas de duração, durante quatro meses, sendo que as aulas on-line são ao vivo, via plataformas digitais, e os encontros presenciais, na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo das capacitações.

Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho sebastianense e aos jovens que queiram se destacar na busca do primeiro emprego.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.novotec.sp.gov.br, fazer um cadastro e selecionar o município de São Sebastião para verificar quais cursos estão disponíveis. As inscrições vão até o dia 15 de agosto, segunda-feira. Após a conclusão dos cursos profissionalizantes, os alunos serão certificados.

De acordo com a SEDES, a comunicação com os inscritos é feita exclusivamente por e-mail, ao utilizar os dados pessoais de cada candidato, informados no ato de cadastro pelo site Novotec. As aulas têm previsão de início, entre os dias 1º e 17 de setembro. O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio e em ETECs da rede estadual.

Ainda segundo a SEDES para receber a bolsa-auxílio, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares.

O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

Os cursos profissionalizantes são das áreas de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação e Meio Ambiente, sendo eles, ‘Tecnologia e Eletricidade Automotiva’, ‘Agente Cultural’, ‘Ajudante de Logística’, ‘Assistente Financeiro’, ‘Auxiliar de Vendas’, ‘Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho’, ‘Excel Aplicado à Área Administrativa’, ‘Gestão de Pequenos Negócios’, ‘Gestão de Projetos Sociais’, ‘Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais’, ‘Office 2019’, ‘Rotinas de Recursos Humanos’, ‘Técnicas de Atendimento’, ‘Edição de Vídeo para Youtube’ ‘Introdução à Animação Digital’, ‘Photoshop e CorelDraw – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital’, ‘Introdução à Jardinagem’, ‘Paisagismo – Técnica e Projeto’, ‘Atendente de Farmácia’, ‘Administração de Redes Linux’, ‘Administração de Redes Windows’, ‘Aprenda a Programar em C#’, ‘Auxiliar de Projetos Gráficos’, ‘Computação em Nuvem’, ‘Criação de Aplicativos’, ‘Criação de Sites com Marketing Digital’, ‘Criação de Sites e Plataformas Digitais’, ‘Desenho no AutoCAD’, ‘Desenvolvimento de E-commerce’, ‘Desenvolvimento de Software para web e celular’, ‘Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário’, ‘Introdução à Banco de Dados’, ‘Introdução à Robótica Utilizando Arduíno’, ‘Introdução ao Desenvolvimento em Java’, ‘Jogos Digitais’, ‘Programação Básica para Android’ e ‘Segurança Cibernética Fundamental’.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-1600, ou presencialmente no PAT São Sebastião, localizado na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 435, loja 02, Shopping Pierotti, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Programa Novotec Expresso

Oferta cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, orientação vocacional e oportunidades de estágio para jovens do estado de São Paulo.

No ensino médio das escolas estaduais, o Novotec é o 5° itinerário formativo que prevê capacitações técnicas e profissionais em três tipos de modalidades Novotec Integrado (cursos técnicos), Novotec Expresso (cursos de qualificação profissional) e Ejatec (cursos profissionalizantes para jovens e adultos).

No contraturno escolar, o Novotec oferece vários cursos de curta duração para jovens de 14 a 24 anos que estão no ensino médio, ou que acabaram de concluí-lo.

Fonte: Departamento de Comunicação PMSS