Cidades São Sebastião

Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos realizam força-tarefa durante as fortes chuvas

Tamoios News
Fotos: PMSS

 

Desde a noite da última segunda-feira (12) a cidade de São Sebastião está em estado de atenção devido à forte chuva que atinge o município. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), o índice acumulado de hoje (14) é 112 milímetros e de 72h, 220 milímetros. A previsão é que continue chovendo nos próximos dias.

Apesar de não terem sido registrados casos de pessoas desabrigadas ou desalojadas, ocorrências foram identificadas por toda cidade como alagamentos, quedas de árvore, enxurradas e deslizamentos.

De acordo com a Defesa Civil, bairros da Costa Sul como Maresias, Boiçucanga, Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy registram mais problemas devido ao solo estar encharcado e devido ao alto nível da maré e dos rios. Na região Central de São Sebastião vários pontos de alagamento também foram identificados na manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza (Tota), desde o início da gestão, em 2017, muito trabalho tem sido realizado na limpeza e manutenção de córregos, rios, bocas de lobo, praias e vias da cidade, a fim de que sejam diminuídos ao máximo as ocorrências em razão das chuvas.

“Um exemplo desse comprometimento é que antigamente qualquer chuva já castigava a cidade e alagamentos eram identificados. Já estamos há três dias com fortes chuvas e apenas hoje o Centro da cidade alagou devido a maré estar cheia, prejudicando assim o escoamento natural da água”, disse.

O secretário explicou ainda que o trabalho tem sido intenso e em parceria sempre com a Defesa Civil que identifica e mapeia as áreas de risco do município, promovendo então a otimização dos serviços públicos de prevenção.

Além disso, especificamente para o carnaval foi montada uma força-tarefa para a limpeza da cidade. “Demos suporte na questão do lixo e do trânsito. Caminhões caçamba e retroescavadeiras fizeram a coleta do lixo das ruas em parceria com a Ecopav”, explicou.

“Tivemos grupos de trabalho em todas as praias diariamente a partir das 5h30. Nos locais onde houve programação de Carnaval, a limpeza foi feita antes e depois de cada evento”, concluiu o secretário.

Ocorrências – Nessa terça-feira (13) em Boiçucanga, a Defesa Civil registrou queda de árvore sobre veículos e sobre a via elétrica, rua Boa Sorte e Rua Tião Vaca. Além de Alagamento na Rua Cambucaeiro, alagamento próximo ao Cemitério e três veículos foram arrastados pela enxurrada.

Em Maresias, tivemos registro de alagamento na Rua Sebastião Romão Cesar, Travessa Carla Mathias, transbordamento na Rua Beco 70 e muro obstruindo passagem de água na Rua Elis Regina.

Em Cambury alagamento na Estrada Rio das Pedras, Sertão de Cambury, no Lobo Guará, queda de árvore no Km 152 + 500 – Via Liberada, retirada de árvore na Rua Olímpio Faustino, nº 100, casa alagada na travessa Ouro Verde, no Lobo Guará, e uma ponte com risco de queda na Travessa da Tijuca.

Já em Barra do Una, a Defesa Civil retirou uma árvore da Rua Lençóis, esquina com Rua Antártida. Em Barra do Sahy, uma queda de árvore na avenida Adelino Tavares. No Porto Grande, região Central de São Sebastião, foi identificada também uma árvore com risco de queda na Rua Amapá.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.