São Sebastião

Defesas Civis contabilizam estragos após temporal e trabalhos de limpeza são iniciados na região

Tamoios News
Foto: Gustavo Nascimento

Em Barequeçaba, um dos bairros mais atingidos em São Sebastião, moradores questionaram a qualidade dos serviços de pavimentação e a ausência de drenagem, o que teria piorado as condições da localidade

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

No dia seguinte após o forte temporal que pegou os moradores do Litoral Norte de surpresa na noite da última quarta-feira (9), a manhã de hoje foi dedicada à limpeza e recuperação dos principais pontos afetados pelas chuvas e vento forte. Em menos de duas horas, ruas e avenidas ficaram submersas pela água, que também entrou em residências e veículos.

São Sebastião foi a cidade mais afetada da região, que segue em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil do munícipio, choveu 70 mm, o equivalente a dois meses de chuva. Com isso, foi declarado estado de alerta e logo pela manhã envidas equipes às vias públicas para lavagem e limpeza da lama acumulada.

A área central foi a mais afetada, nos bairros Barequeçaba, Olaria, Itatinga e Topolândia, porém sem vítimas.

Em Barequeçaba, houve pontos de alagamentos em várias ruas e avenidas tanto nos trechos de terra batida quanto nas vias que passam por pavimentação efetuada pela prefeitura de São Sebastião.

Moradores ouvidos pelo Portal Tamoios News questionaram a qualidade das obras que estão sendo realizadas há meses e não são concluídas. Além disso, a comunidade reivindicou melhorias na drenagem. Ontem, carros passavam com dificuldades na Rua Hugo Dehn que ficou parcialmente alagada assim como a via paralela.

O Portal Tamoios News solicitou resposta à prefeitura sobre os serviços de pavimentação, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno do setor responsável.

Foto: Gustavo Nascimento

Foto: Gustavo Nascimento

Balanço – Na área da Topolândia, a água alcançou 43 cm de altura na avenida Itatinga invadindo várias casas. A rua Karen Marmo registrou afundamento da via, que resultou em sua interdição pela Defesa Civil por colocar em risco o tráfego de veículos.

A Rua da Praia ficou com 10 cm de lama e água. Houve deslizamento de terra no Km 132 da SP-55, nas proximidades da Praia Grande, com operação pare e siga para a segurança dos veículos até o início da madrugada. Houve também queda de uma árvore na rodovia, na altura de Guaecá, e outra em Toque Toque Grande.

Outras cidades – Em Caraguatatuba também choveu consideravelmente e o município registrou 22 mm no pluviômetro da Defesa Civil. Houve pontos de alagamento em diversos bairros.

A Defesa Civil de Ilhabela registrou uma ocorrência de deslizamento de pedras entre o bairro Ilhote e Portinho, região sul do arquipélago, ocasionando o bloqueio da pista nos dois sentidos. De acordo com a Prefeitura, o trânsito só foi liberado por volta das 23h30, após a remoção completa das pedras.

Ubatuba foi a cidade menos impactada de acordo com a prefeitura. Conforme informou, não houve muitos estragos e a ocorrência mais intensa foi a queda de uma árvore no Tenório. Moradores relataram falta de luz em alguns pontos da cidade no momento do temporal.

Próximos dias – De acordo com a Iniciativa Pró-Mar, uma ONG localizada em Guarujá e que monitora condições das chuvas, vento e mar, os moradores precisam ficar atentos porque os próximos dias serão de chuvas, devido às altas temperaturas que ocasionam a formação de nuvens.

Foto: Gustavo Nascimento

Foto: Gustavo Nascimento

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.