Dersa São Sebastião

DERSA realiza pesagem de caminhões na Travessia São Sebastião/Ilhabela

Tamoios News
A pesagem acontece nesta quarta (11) e quinta(12)

O excesso de peso nos caminhões impede que outros veículos sejam transportados na mesma embarcação

Ação ocorre em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER); balança idêntica a utilizada em rodovias foi instalada em São Sebastião

Com o objetivo de fiscalizar o peso dos caminhões que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a DERSA promove nesta quarta (11) e quinta-feira (12) uma blitz de pesagem, com caráter educativo e sem aplicação de multas. A atividade tem a parceria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que atua nas rodovias paulistas, e deverá ocorrer com mais frequência no sistema.

A ideia é conscientizar os motoristas que transportam cargas, sobre a importância de respeitar o limite de peso de seus veículos. O caminhão que for flagrado com excesso de carga será impedido de embarcar nas balsas para chegar a Ilhabela, até que o volume excedido seja retirado e o peso esteja dentro dos padrões.

O excesso de peso nos caminhões impede que outros veículos sejam transportados na mesma embarcação, diminuindo a capacidade operacional do sistema de Travessia. Além disso, causa um desgaste maior das estruturas de acesso, como pontes, rampas e flutuantes, e exige mais do sistema mecânico das embarcações, aumentando o índice de problemas técnicos e, consequentemente, de manutenções. A ação conjunta também pretende mostrar ao caminhoneiro que carregar quantidade de carga além do normal poderá acarretar danos ao próprio caminhão e colocar a vida do condutor e de outros motoristas em risco.

Conheça os limites de peso da Travessia São Sebastião/Ilhabela no link http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/sao-sebastiao-ilhabela/.