São Sebastião

Imagem de Santa Bárbara chega a tuneleiros em cerimônia nas obras dos contornos

Tamoios News
Santa Bárbara é padroeira dos que trabalham em lugares fechados

Celebração ocorreu na última semana e é tradição entre os profissionais

Uma cerimônia realizada na última semana serviu para a benção de entronização da imagem de Santa Bárbara, considerada a padroeira dos tuneleiros, à entrada do Túnel 402 Norte, localizado na Topolândia, região central de São Sebastião. A obra faz parte do empreendimento Nova Tamoios Contornos e é executada pela Construtora Queiroz Galvão, responsável pelos lotes 3 e 4.

O evento foi conduzido pelo Diácono da Paróquia de São Sebastião, Paulo Roberto de Oliveira, e reuniu colaboradores da Construtora Queiroz Galvão e representantes da DERSA, que gerencia o empreendimento.

Santa Bárbara é padroeira dos que trabalham em lugares fechados

Santa Bárbara é padroeira dos que trabalham em lugares fechados

A tradição diz que os tuneleiros não trabalham enquanto não houver a santa como fonte de proteção.

O operador de jumbo César Souza Santos tem 40 anos e há 20 está na profissão. Em todo esse tempo ele conta que está acostumado a ver a santa nas entradas dos túneis. “A gente sente a presença dela”, resume.

“Tenho fé em Deus e essa cerimônia serve para lembrar que Santa Bárbara existiu”, define o montador de andaime Jones Vieira Silva, 40 anos, dos quais 10 está na empresa.

Desde o início da abertura dos túneis a Construtora Queiroz Galvão tem respeitado a fé dos tuneleiros e feito a entronização da imagem nos emboques, passando pelo da Enseada (301 Norte), Morro do Abrigo (302 Norte) e Topolândia (401 Sul). O 402 Norte foi o último a receber benção.

 

Fonte: FSB Comunicação

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.