Meio Ambiente São Sebastião

Instituto Terra & Mar realiza o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em São Sebastião

Foto: Silene Siles

As equipes de voluntários limparão a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo

Mais uma vez o Instituto Terra & Mar, em parceria com diversas associações, ONGs e escolas, coordenará em São Sebastião a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2019” que ocorrerá no dia 21 de setembro próximo. Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando a educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 34 anos em vários países.
Em São Sebastião, temos a expectativa de realizar a campanha em 25 praias (Enseada, Canto do Mar, Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Porto Grande, Praia do Centro, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Camburi, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una, Juréia, Boracéia) e três rios (Rio da Reserva du Moulin, Rio do Outeiro, Rio Juquehy) contando com a colaboração de voluntários locais e de turistas. Esperamos a participação de cerca de 500 voluntários.
Em Caraguatatuba a campanha será coordenada pela ACAJU (Associação Caiçara Juqueriquerê) e ocorrerá nas praias das Flecheiras, Indaiá e Cocanha.
As equipes de voluntários limparão a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo. Além do mutirão de limpeza, esta campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos.
Várias entidades, incluindo ONGs e Projetos locais, as Prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba, Associações de Moradores, Escoteiros e escolas participarão da campanha. Recomendamos aos voluntários que levem o seu par de luvas, água para beber, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu, e muita boa vontade! Nossos oceanos estão cheios de lixo, que acabam chegando às praias. Temos muita coisa para retirar do mar e ajudar nossas baleias, golfinhos, tartarugas e peixes a não morrerem por ingestão de plástico.