Cidades São Sebastião

Membros da Sociedade Civil do Conselho de Meio Ambiente são eleitos

Tamoios News
Fotos: Arnaldo Klajn/ PMSS

 

O novo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) de São Sebastião – antigo Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) – se reuniu no Observatório Ambiental para eleição e posse dos conselheiros representantes da Sociedade Civil, no dia 10.

O Comam é um conselho deliberativo que deve ser composto por 14 conselheiros (titulares e suplentes), metade representantes do Poder Público e a outra metade da Sociedade Civil, com mandato de dois anos. Compõe o Sistema Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e atua como um canal permanente de interlocução entre os representantes destes segmentos, sendo responsável direto pela gestão do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que tem o objetivo de captar recursos para financiar programas, bem como apoiar a fiscalização e defesa do Meio Ambiente.

Os representantes do Poder Público ainda serão definidos posteriormente. O conselho é presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho.

Posse – Tomaram posse no último encontro, das Organizações Não Governamentais (ONG’s) ambientalistas: Instituto de Conservação Costeira – André Motta Waetge (titular) e Instituto Terra e Mar – Jacqueline de Castro Vieira (suplente).

Das instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Meio Ambiente foram eleitos: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR) – Cláudio Gonçalves Tiago (titular) e Sociedade Educacional Raízes – Alexandre Amorim David (suplente).

Das instituições dos setores de Comércio, Indústrias e Serviços, a titular é a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM) – Niuara Helena Leal Tedesco, e o suplente é Rodrigo Alves Costa.

Entre as Associações de Classe ou Profissionais, foram eleitas a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAASS), Jorge Mário Tanaka (titular) e Juliana Cabrera (suplente); e a Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (ACESS) – Marco Antonio do Rego Craveiro (titular) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Luiz Tadeu de Oliveira Prado (suplente).

Das Federações e Associações de Moradores de Bairro, a titular é a Federação Costa Atlântica – Sérgio Pereira de Souza, e a suplente é a Associação de Amigos da Praia do Guaecá – Tatiana Prestes de Barros Araújo; e a Sociedade Amigos de Maresias – Tatiana Benassi Felix (titular) e a Associação AMO Paúba – Paulo Greco Júnior (suplente).

Na pauta da próxima reunião do COMAM está a discussão sobre mais uma vaga para o Conselho para o Poder Público e Associações.

As reuniões serão realizadas toda segunda quinta-feira do mês, às 16h, no Observatório Ambiental. A próxima está marcada para 16 de junho.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.