Cidades São Sebastião

Prefeitura acerta com Petrobras saneamento em área contaminada no Itatinga

Tamoios News
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Contrato será assinado entre março e abril; trabalhos serão concluídos em 18 meses

 

Uma reunião entre a Prefeitura de São Sebastião e a Petrobras realizada na quarta-feira (7), foi acordado esforços para recuperação da área contaminada no Itatinga, na região central da cidade.

Segundo a Administração trata-se do primeiro passo para resolver o problema de saúde pública e uso do solo, que há cerca de 12 anos assola um terreno de domínio da Petrobras, conhecido como “área contaminada do Itatinga”, no bairro de mesmo nome.

Durante a reunião foram discutidas as ações de remediação que serão retomadas no local. O contrato entre as partes será assinado entre março e abril deste ano. Serão 18 meses de reparos.

 

Da Petrobras, participaram do encontro os engenheiros ambientais Fernando de Melo, Carla Gamboa e Flávio Bezerra; a advogada Rossana Rocha, e o gerente geral Gerson José Martins de Andrade.

“As gestões passadas não se importaram em encontrar soluções e iniciar diálogo para resolver problemas da área contaminada no Itatinga. Estamos nos recuperando. Estamos para assinar um novo contrato e vamos precisar da Prefeitura para que as soluções aconteçam”, disse o gerente da Petrobras.

Segundo ele, a Administração Municipal irá ajudar em questões técnicas. Serão feitas a interligação de linha de escoamento de lençol freático, remoção de solo da região e a demolição de uma casa. “Faremos o saneamento e entregaremos a área de volta para a prefeitura e para a comunidade”, avisou Andrade.

No encontro, foram levantadas hipóteses para o local, como a instalação de uma praça, um centro esportivo. “A prefeitura irá ajudar no que for preciso”, disse o prefeito Felipe Augusto.

“Já estamos providenciando o projeto arquitetônico daquela área. Iremos apresentá-lo ao Ministério Público, ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e à Petrobras para haver um entendimento do que será instalado ali”, finalizou.

Estiveram presentes o prefeito Felipe Augusto, o vice Amilton Pacheco, os secretários de Meio Ambiente, Anacleto Oliveira Neto; de Urbanismo, Luís Eduardo Bezerra de Araújo; da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ercílio de Souza; e de Assuntos Jurídicos, Luiz Felipe da Silva Lobato; além do diretor parlamentar Coringa; do ex-prefeito Luizinho Faria, assessor de royalties; e do diretor da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos.

Também participaram da reunião os vereadores Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), Elias Rodrigues de Jesus (pastor Elias), José Reis, Pedro Renato da Silva e o presidente da Câmara Reinaldo Alves (Reinaldinho).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.