São Sebastião serviços públicos

Prefeitura garante que ponte de Barra do Una será iniciada em breve

Tamoios News

SABU diz que demora prejudica moradores e a economia do bairro

Por Salim Burihan

Os moradores de Barra do Una, na costa sul de São Sebastião, aguardam há cerca de dois anos a construção da ponte sobre o Rio Una.

Fotos-SABU

A ponte de madeira foi destruída pelas fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro de 2016.

A ponte era utilizada por veículos, ciclistas e pedestres. Sem a ponte, os moradores precisaram caminhar por 4 kms para levar os filhos à creche, ir ao trabalho ou fazer suas compras.

Em junho do ano passado, a prefeitura construiu uma passarela, que ficou até mais segura, por ficar mais elevada que a antiga ponte.

Em fevereiro deste ano, uma nova chuva intensa, destruiu parcialmente a passarela. Mais uma vez, os moradores tiveram que enfrentar problemas no deslocamento no bairro.

Segundo os moradores, todos no bairro aguardam pela construção definitiva de uma nova ponte, que permita o tráfego de carros, ciclistas e pedestres. A passarela continua sendo a única opção dos moradores para cruzar o rio.

“A demora na construção da nova ponte tem prejudicado os moradores, veranistas e principalmente, a economia do bairro”, alerta o presidente da SABU(Sociedade Amigos de Barra do Uma), Raoul  Cardinali.

Segundo ele, a obra já teria sido licitada e existe dinheiro destinado para a sua construção, mas até agora, nada foi iniciado.

Raoul disse que conforme informações da prefeitura as obras seriam iniciadas logo após o carnaval. Segundo ele, a prefeitura teve problemas com a Bandeirante para transferência do local dos postes, conforme teria sido informado pela própria prefeitura.

Segundo informações, obtidas na semana passada, todo o processo com a Bandeirantes teria sido pago para que a prefeitura possa fazer a retirada dos postes do local.

Os terrenos naquela região do rio são de competência do SPU(Serviço de Patrimônio da União) e para que a prefeitura possa fazer a rotatória, terá que fazer a desapropriação de locais e isso parece ser um entrave para a construção da ponte, mas que isso, segundo o prefeito, será solucionado em breve.

“Os moradores não sabem o  que está ocorrendo, pois até agora, nenhuma movimentação foi  iniciada no local, por parte da prefeitura, para construir a ponte”, disse ele.

 

Precária iluminação coloca em risco a segurança dos moradores

 

Prefeitura

A Prefeitura informou que a nova ponte de Barra do Una terá sua obra iniciada em breve. Mas, não detalhou quando. A prefeitura explicou que está apenas definindo com a empresa de energia EDP um novo posicionamento dos postes na ponte.

A administração comunicou ainda que a desapropriação de uma área na cabeceira da ponte também já foi acordada com o proprietário do imóvel.

Com relação ao SPU, o engenheiro Augusto Terada informou que a prefeitura já requereu o Direito de Cessão de Uso da área para instalar os postes e iniciar as obras da nova ponte. Segundo Terada,  a prefeitura aguarda apenas a liberação do órgão federal.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.