São Sebastião

Prefeitura inicia cadastramento socioeconômico para regularização fundiária de área na praia da Baleia

Tamoios News
Ricardo Faustino/PMSS
Ricardo Faustino/PMSS

Cadastro das famílias é realizado na Regional Boiçucanga ou diretamente na Sehab

A equipe já havia iniciado o levantamento topográfico da região; moradores que acompanharam os trabalhos mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da Administração

Com o objetivo de regularizar uma área ainda não caracterizada como Zeis (Zona de Especial Interesse Social) nas imediações da Baleia Verde, na praia da Baleia, Costa Sul de São Sebastião, a Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (24), o cadastramento socioeconômico das famílias que residem no local.

O cadastro ocorreu nas dependências da Regional Boiçucanga, divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), onde compareceram pouco mais de 60 pessoas. No total, a equipe já cadastrou 71 famílias. A estimativa é de que haja mais de 150 casas na área.

 Na segunda-feira (22), por determinação do prefeito Ernane Primazzi, a equipe também começou o levantamento topográfico para avaliar as condições da área e, posteriormente, oficializar as ruas.

 Após todo esse trabalho, a Secretaria de Habitação (Sehab), visitará casa por casa para fazer o cruzamento dos levantamentos socioeconômico e o topográfico e assim delimitar a área a ser transformada em Zeis. “Até o final do primeiro semestre deste ano, o serviço de regularização deve ser concluído. Logo depois vem o trabalho de levar infraestrutura, ou melhorias ao local”, afirmou o diretor de habitação, Hector Barrios. 

De acordo com a Secretaria de Habitação (Sehab), o processo é fundamental para a regularização fundiária da área. Com ele, a Prefeitura tem noção da situação real do número de famílias e condição social de cada uma para justificar a intenção de regularizar o local.

Esperança

Os moradores que efetuaram o cadastramento disseram ter esperança na resolução do problema para ter uma vida tranquila e digna. É o caso da moradora e doméstica Suzana Paula de Jesus Souza, 31, e o seu companheiro Rogério Silva Gomes, 31, que atua como ajudante na área da construção civil. “É horrível morar num lugar onde podemos ser despejados a qualquer momento”, falou Suzana, que construiu no local uma casa de alvenaria. “Viver assim é muito difícil, principalmente para quem tem crianças”, acrescentou Gomes.

O casal,  natural do estado da Bahia, tem quatro filhos entre dois e 14 anos de idade. Eles alegam ser muito bom morar em São Sebastião, mas não possuem condições financeiras para comprar e/ou adquirir imóvel em outro lugar da região. “Os terrenos ou casas fora dessas áreas são muito caros. Então, melhor seria se tudo fosse normalizado. Tomara que tudo dê certo”, declarou Suzana, que afirma morar na área há mais de 20 anos.

Quem também está esperançoso com o início do processo de regularização fundiária é o ajudante de serviços gerais em condomínios Oziel Agostinho de Souza, 42,  natural de Cascavel (CE) e morador há 12 anos na área. “Se tivéssemos condições compraríamos em outro local. Por isso, queremos a regularização para pagar nossos impostos e receber as melhorias do Poder Público, como ruas adequadas, água, luz e esgoto”, enfatizou Souza. “A situação está muito complicada e difícil, principalmente quando a concessionária de energia corta a nossa luz. Também temos medo de demolirem nossas casas. Acreditamos que o problema está perto de ter solução e nossa área ficar organizada”, complementou o encanador José Carlos Máximo, 49, que é de Itajuípe (BA) e mora na localidade há 10 anos.

Ocupação

Em função da ocupação irregular, os moradores enfrentam, desde 2015, ação judicial do Ministério Público (MP) que determina o corte da energia elétrica por parte da EDP Bandeirante Energia S/A. A operação, chamada “Rabo de Gato”, visa à retirada dos pontos de energia irregulares.

Para a efetiva regularização, porém, é importante que a própria comunidade evite novas ocupações irregulares para não prejudicar o andamento da ação. A Baleia Verde já possui área de Zeis, criada pela Lei Complementar 142/2011. Entretanto, o alvo do MP é o espaço seguinte à área regularizada.

A Prefeitura enfatiza ser a favor do diálogo e do trabalho em conjunto com a população e demais poderes e autoridades para a construção de uma melhor maneira de lidar com as questões fundiárias do município. “A exemplo das mais de 40 Zeis já implantadas, esta Administração é favorável às famílias e quer regularizar o local para levar luz, água e esgoto, além de colocar em ordem a condição fundiária e oferecer tranquilidade aos moradores da comunidade”, afirmou o secretário de Habitação, Roberto Alves dos Santos.

Serviço:  Quem ainda não se cadastrou pode comparecer às quartas-feiras, das 9h às 12h, na Regional Boiçucanga. O cadastramento também pode ser efetuado diretamente na Sehab durante a semana, das 9h às 17h, com exceção da quarta-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMSS

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.