Monumento São Sebastião

Prefeitura inicia estudos para construção de monumento em homenagem a São Sebastião

Tamoios News

Uma empresa realiza estudos de sondagens no alto do morro do Araçá, em São Sebastião. Por enquanto, segundo a prefeitura, trata-se de apenas um estudo para saber se o local poderá receber ou não um monumento em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Os serviços da construtora, no entanto, atiçam a imaginação dos moradores do bairro

Por Salim Burihan

A Prefeitura de São Sebastião está realizando estudos em uma área no Morro do Araçá, no bairro Topovaradouro, onde possivelmente deverá ser construído um monumento em homenagem a São Sebastião, santo padroeiro do município.

Segundo informou a prefeitura, este trabalho de sondagem se faz necessário para que seja feita a finalização do projeto e consequentemente dos estudos e as planilhas orçamentárias necessárias só para, após esta etapa, ser aberto o processo licitatório para a contratação da empresa que deverá executar o projeto.

Desde a semana passada uma construtora trabalha no local. Segundo a prefeitura, avaliando as condições do terreno, onde possivelmente poderá ser instalado o monumento. Não conseguimos contato com a construtora.

Segundo os moradores, a área onde a empresa está fazendo as sondagens é tombada pelo Patrimônio Histórico. Ali existia, no passado, um forte, que era utilizado para a defesa da cidade.

Forte

O Forte do Araçá, na Ponta do Araçá, teve sua construção iniciada em 1766, mas foi concluído em 1820, pelo governador Major Maximiliano Augusto Penedo. O forte,  que “cruzava fogo” com o forte da Feiticeira, em Ilhabela, era importante na proteção do canal de São Sebastião.

Segundo relatos de historiadores, o forte seria construído, inicialmente, em pedra e cal, mas acabou sendo feito em madeira e terra. Tinha um formato semicircular e possuía entre quatro a seis canhões para proteger a entrada sul do canal. O destacamento do forte era composto por 22 homens que pertenciam ao Exército da Corte. Não se sabe quando o forte teria sido desativado.

O Forte do Araçá localizava-se na Ponta do Araçá, final da Rua Nazaré, no bairro do Topovaradouro, onde justamente a prefeitura de São Sebastião realiza estudos para saber se existem condições do local receber um monumento em homenagem a São Sebastião.

Existia um projeto antigo que pretendia transformar o local onde existia o forte em  espécie de uma praça, com a colocação de canhões que estão atualmente na Rua de Praia, mas a iniciativa não teria avançado.

Monumento

Com relação a possível construção do monumento do santo, não se sabe se foi um pedido da comunidade católica ao prefeito Felipe Augusto ou se foi uma iniciativa do próprio prefeito em homenagear o santo padroeiro de sua cidade.

Os moradores do Topovaradouro estão na expectativa. Alguns entendem que o monumento não é uma das prioridades da cidade. Outros, acreditam que o monumento poderá trazer várias benfeitorias ao bairro, como calçamento e melhoria nos serviços de coleta de lixo e de entrega dos correios.

Os moradores da Rua Nazaré, que deverá ser o acesso principal ao monumento, caso ele seja realmente instalado na Ponta do Araçá, alegam que nos períodos de chuva esses serviços ficam bem prejudicados no bairro.

O fato da empresa estar apenas fazendo sondagens na Ponta do Araçá, atiça a imaginação de alguns moradores do bairro.

Tem morador, que já adianta como será o monumento, mesmo sem a prefeitura sequer ter iniciado a licitação e os tramites legais para a execução da obra.

Uma moradora garante que será de cobre, que deverá ter cerca de 20  metros de altura e que a obra será executada por um famoso artesão de Ilhabela, responsável por monumentos em Ilhabela e Aparecida, entre outras, localidades.

Outra moradora, destaca que o monumento ficará de frente para o mar, pois deverá ser realizada, anualmente, pela paróquia local, em parceria com a prefeitura, uma grande procissão marítima no dia do padroeiro. Cada morador do Topovadouro que vê a empresa trabalhando no morro tem uma história para contar.

Comerciantes do Topovaradouro acreditam que o monumento se for mesmo instalado no bairro pelo prefeito, deverá atrair muitos turistas e melhorar o movimento em seus estabelecimentos.  Enquanto a obra não é oficializada pela prefeitura os moradores do bairro fazem suas projeções.

Caraguá

Em Caraguá, a construção de um monumento em homenagem ao padroeiro da cidade Santo Antônio, pelo então prefeito José Pereira de Aguilar, pai do atual prefeito Aguilar Júnior, gerou muita polêmica no início.

Com o passar dos anos, no entanto, a imagem do santo instalada no alto do morro do Santo Antônio acabou se transformando numa das maiores atrações turísticas da cidade. Faça chuva, faça sol, centenas de fiéis visitam o local, principalmente, nos fins de semana.

Monumento de Santo Antônio construído em 2008 em Caraguá

O prefeito José Pereira de Aguilar autorizou a construção do monumento em 2008 e pavimentou o acesso ao alto do morro. O objetivo era substituir uma antiga estátua, de cerca de um metro e meio de altura,  que existia no local e que havia sido destruída por vândalos na década de 90.

A obra foi feita pelo artista Irineu Miglioni, responsável pela estátua de Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

O artista usou uma réplica de mais de 200 anos, que foi cedida pela igreja matriz de Santo Antônio, para fazer o monumento que tem 15 metros de altura. A obra custou cerca de R$ 125 mil para a prefeitura, na época.

Ocorreram algumas reclamações, porque o monumento não era muito semelhante a imagem cedida pela igreja, mas o santo acabou se transformando numa das maiores atrações da cidade, recebendo fiéis o ano inteiro. Em algumas épocas do ano, o monumento fica iluminado durante a noite.

No dia 13 de junho, dia do santo padroeiro, é realizada todos os anos uma procissão e uma missa campal no alto do morro. Neste dia, o número de visitantes chega a ultrapassar a três mil pessoas.

Na temporada de verão, o acesso de pessoas ao local é tão grande, que a prefeitura, através do departamento de trânsito, chega a limitar o número de turistas no alto do morro, que também oferece uma das mais lindas vistas da baía formada por Caraguá e São Sebastião, tendo aos fundos, Ilhabela.

Com a transformação da matriz de Santo Antônio em um Santuário a partir do segundo semestre deste ano, acredita-se que a visita de fiéis ao monumento deverá ser bem maior.

Pensando nisso, a prefeitura de Caraguá já iniciou melhorias no acesso ao alto do morro, que é pavimentado e também, na criação de espaços ao longo do caminho, onde os fiéis que fazem a caminhada a pé poderão fazer suas paradas para descanso.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.