São Sebastião Social

Projeto Despertar oferece oficinas gratuitas na costa sul de São Sebastião 

Tamoios News
O projeto surgiu da ideia de despertar as pessoas para o trabalho social e o voluntariado 
Por Maria Jaislane
O Projeto Social Despertar está com vagas abertas para aulas e atividades como alemão, canto, violão, yoga, funcional, capoeira angola, Clube do Livro e teatro. Todas as modalidades são gratuitas e são realizadas no espaço no anexo à Tapioca da Paulete, localizado no Trevo de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião.
As atividades sociais e culturais, partiram da idealização de três jovens amigos, sendo esses, Paulo Araújo, 24, Deilaine Pires, 24, e Danilo Golveia, 17 anos de idade. O Projeto surgiu a partir da ideia de despertar as pessoas para o trabalho social, voluntariado e o despertar de consciência.  Antes o projeto chamava-se “Alegrar”, por realizarem festas para à comunidade em datas comemorativas, bem como o Natal, Dia das Crianças e Páscoa, eram também realizadas visitas em casas de repouso para idosos e orfanatos do município.
“Quando só realizávamos os eventos e as visitas, frequentemente nos deparávamos com pessoas que não sabiam como valorizar o trabalho voluntário. E por muitas vezes durante alguns eventos, tínhamos que ouvir coisas desagradáveis, como se nós fossemos uma empresa e estivessem pagando por nossos serviços. Sem mencionar a falta de respeito com o trabalho que estava sendo oferecido gratuitamente”, diz Danilo Golveia.
Todos os cursos oferecidos são de iniciativa não necessariamente por professores com formação, mas também, por pessoas comuns que se disponibilizam a ensinar determinada habilidade, ou seja, totalmente humanitário.
“Não precisa necessariamente ser um professor de violão para ensinar a tocar, basta ter o conhecimento, habilidade e boa vontade de querer ensinar ao próximo, afinal, fazer o bem faz bem! “, enfatiza Paulo Araújo, 24, idealizador do projeto.
O espaço está no início das atividades e para atender ainda melhor seus alunos, tanto na estrutura do local quanto em outras demandas, o grupo está em busca do aprimoramento e contam com à ajuda de apoiadores e patrocinadores, para que então possam de fato desenvolver um excelente trabalho de qualidade, e assim consequentemente poder fazer a diferença na vida das pessoas e da sociedade.
“O Despertar está sendo muito positivo, principalmente por não existir em Juquehy um espaço aonde os jovens e idosos possam interagir da mesma proporção e aprender através da arte”, contenta-se, Denise Lucas, aluna de Yoga.
Em breve o Projeto Despertar abrirá mais vagas para cursos de custura, manicure, artesanato, alfabetização para crianças e idosos, fotografia entre muitas outras atividades.
“Sabemos da importância dessas ações na região, porém, a principio não víamos como isso poderia mudar de fato a vida das pessoas que necessitam de um apoio moral e social”, relatam os pioneiros do projeto.
Para se inscrever em um desses cursos ou para maiores informações entre em contato através do telefone: (12) 982324263
Confira aqui os horários das aulas  – Aula de Funcional com a profª  Alessandra Lima, toda segunda-feira das 8h30 as 10h; Aula de Alemão com o profº Guilherme Silva; toda a terça-feira das 18h as 19h (vagas limitadas);  Aula de Yoga com a profª Tatiana Tamiso, que acontecerá as quintas-feiras das 10h às 11h; Aula de Teatro com o profº Brenalta Silva toda sexta-feira das 17h30 às 19h (Vagas limitadas).