São Sebastião Saúde e Bem Estar

Recém-inaugurada, UPA que custou R$ 1,9 milhão deverá ser reformada

Tamoios News

Entregue pela administração anterior, prédio chegou a funcionar durante quatro dias, mas teve atendimento suspenso devido a falhas na estrutura

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Mesmo após a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) à população sebastianense, os serviços de urgência e emergência deverão continuar a ser prestados no Pronto Socorro Central. Isso porque o prédio da UPA, inaugurado no dia 26 de dezembro de 2016 ao custo de R$ 1,9 milhão, deverá passar por reparos e adaptações.

A informação foi confirmada pela atual administração após a constatação de uma série de falhas na estrutura, que impossibilitariam o atendimento à população. Para construção, houve recursos repassados pelo Governo Federal.

Banheiros e bebedouros sem água, painel da senha de recepção sem funcionamento, ausência de ralos para escoamento e equipamentos de ar condicionado residencial ao invés de hospitalares foram alguns dos motivos apontados pela gestão.

Segundo a nova diretora clínica do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Luciana Rocha de Paula Correa, os aparelhos de ar condicionado instalados na UPA são irregulares para atendimento na saúde. Isso porque em ambientes onde há muitas pessoas doentes é necessário ter uma renovação do ar de pelo menos oito vezes por hora. Equipamentos destinados ao uso hospitalar cumpririam a função, ao contrário dos residenciais.

A atual administração em nota justificou a suspensão das atividades da UPA afirmando que a medida visava atender ao Ministério Público, Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.

Entre os problemas constatados estavam fornecimento de água insuficiente para atender todo o prédio, funcionamento inadequado da Central de Gases e o não funcionamento do gerador de energia alternativa por causa de irregularidades na sua instalação, além da ausência do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A partir de agora, uma equipe da Secretaria de Obras deverá fazer o levantamento completo sobre as intervenções necessárias no local para que o prédio passe por reforma e adaptação e abra para atendimento ao público. Até sua conclusão, os usuários continuarão se dirigindo ao Pronto Socorro Central para buscar atendimento de urgência e emergência.

Interligado ao Hospital de Clínicas, o espaço é considerado cinco vezes maior do que a área do PS central. À época, a administração anterior afirmou que com a ligação direta entre a UPA e o hospital, a transferência de casos mais graves e que necessitem de atendimento hospitalar seriam facilitados.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.