Eventos São Sebastião

Sob a organização do Chef Eudes, o Arraial Gastronômico foi um sucesso e trouxe nomes renomados como Jacquin

Tamoios News
Erick Jacquin no Arraial Gastronômico / Foto: Tamoios News

Em sua 10° edição, o Arraial do Projeto Buscapé foi um sucesso e trouxe grandes nomes da Gastronomia brasileira para São Sebastião.

Quem esteve no último final de semana em Camburi, pode degustar os mais variados estilos da culinária, além de curtir a programação de shows durante o evento que contou mais uma vez com a curadoria do Chef Eudes.

Após dois anos sem poder acontecer presencialmente, a festa foi marcada pela presença de profissionais conceituados, como Erick Jacquin, um dos mais aguardados.

Um samba de sabores para agradar participantes e visitantes, e o principal, para angariar fundos para o Projeto Buscapé. A renda do Arraial foi 100% destinada à entidade.

Sem fins lucrativos, o projeto social da Polícia Militar atua em benefício das crianças e adolescentes de Boiçucanga e região. Neste ano, o objetivo da arrecadação foi poder tornar uma das cozinhas do prédio do projeto aptas a oferecer café da manhã, almoço e lanche para todas as crianças.

Foto: Divulgação Projeto

O Projeto Buscapé já está quase completando 13 anos e atende mais de 170 crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste espaço de acolhimento, as crianças podem praticar esportes, o livre brincar, fazer yoga, aprender culinária e muitas outras formas de artes, como o teatro, a dança e a música.

Quem nos mostra um pouco do projeto são as próprias crianças. Créditos do vídeo: Projeto Buscapé.

 

Considerado um dos eventos mais importantes do setor, o Arraial do Buscapé reuniu muito sabor e entusiasmo. E para falar sobre esta experiência, nada melhor do que os próprios envolvidos na festa.

Conversamos sobre o Arraial com alguns nomes desta edição, e quem abre este espaço de depoimentos é o talentoso Erick Jacquin, que falou com exclusividade ao Tamoios News.

Jacquin, que já esteve como jurado do Talent Show Master Chef, veio à São Sebastião em prol do evento. Ele é chefe de cozinha francesa, naturalizado brasileiro e atua hoje em toda América Latina.

“Esse tipo de evento é muito importante para mostrar tudo o que se faz na gastronomia, apresentar os chefes e, ao mesmo tempo, arrecadar dinheiro para mudar a vida das crianças. É maravilhoso. É unir o útil ao agradável, ajudar os outros e poder fazer acontecer as coisas pelas crianças, e por outro lado comemorar com gastronomia, uma bela festa com música cultural. Foi uma festa maravilhosa, divertida, todo mundo pode mostrar seu trabalho ajudando os outros, não é bom?!” nos conta Jacquin.

Foto: Divulgação

Não poderíamos deixar de falar com o Chef Eudeus Assis, que é caiçara da região e também atua como vice-presidente e coordenador de gastronomia do Buscapé.

Chef Eudes e as crianças do Projeto / Foto: Acervo Pessoal

Eudes demonstra sua satisfação ao relatar: “Após dois anos vivendo uma pandemia, vimos uma realidade muito triste, de ver que a alimentação que deveria ser um direito essencial de todo ser humano, é na verdade, um privilégio. Com o valor arrecadado vamos transformar essa realidade, colocando nossa cozinha em funcionamento e garantindo os insumos, utensílios, bem como mesas e cadeiras paras as crianças fazerem as refeições “.

A emoção de ver o êxito e a realização da festa passam de pessoa para pessoa, como podemos perceber nas palavras de outro participante, o Chef Flavio Trombino, do Restaurante Xapuri, que fica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Flavio, nos conta que escreveu sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa com sua mãe, fundadora de um dos mais tradicionais e premiados restaurantes, o “Xapuri”. Em sua bagagem, ele traz ainda a participação em grandes eventos regionais, nacionais e internacionais.

Sobre o Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé, o chef Flavio nos fala com muita satisfação: “Escutar a história do chef Eudes contada por ele e logo na semana seguinte participar do arraial foi mágico, o projeto é lindo, a comunidade caiçara abraça a causa todos se envolvem de alguma forma e faz esse movimento lindo! Ano que vem se me chamarem eu volto com certeza.”

Chefe Flavio Trombino e Chef Eudes / Foto: Acervo Pessoal

Um projeto nobre e de um alcance muito expressivo que envolve a todos. De organizadores a participantes ou convidados, todo mundo demonstrou estar feliz em participar. Renomados profissionais, famílias e um clima muito agradável ditaram o tom do evento.

E por falar em família, conversamos ainda com Daniel Lemes Garcia. Ele é Major da Polícia, sub Comandante do policiamento do litoral norte e deu um show à parte cozinhando com sua filha Isabela.

Chef Daniel Lemes e sua filha Isabela / Foto: Acervo Pessoal

Daniel nos contou que já comandou o pelotão de Boiçucanga de 2005 a 2009, local que hoje é a sede do Projeto Buscapé. “Atualmente me dedico nas horas vagas a gastronomia, desenvolvendo Paellas autorais. Tive a honra de ser um dos chefs convidados para participar este ano. Fiz com a minha filha Isabela, uma Paella Marinera, com Camarões e lula, e o caldo foi feito com osso de Jamón ibérico. Pela procura dos participantes a Paella acabou em 50 minutos” ele conta empolgado.

Sobre o projeto Daniel complementa: “Uma forma diferente de colaborar com um evento tão grandioso que ajuda na formação das crianças de Boiçucanga.”

Proporcionar momentos prazerosos de trocas e aprendizados entre as pessoas é um dos motivos pelos quais o evento faz tanto sucesso e ganha tamanha proporção. É só reparar na felicidade estampada no rosto da Isabela, filha do chefe Daniel ao preparar a sua Paella em família e ainda ajudar outras crianças.

 

A expectativa para o evento do próximo ano já fica no discurso de quem esteve presente em 2022. O Arraial Gastronômico contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Secretaria de Turismo.

O Projeto Buscapé é mantido através de doações e das ações organizadas pela Polícia Militar e pelo Chef Eudes, que atualmente coordena a área de gastronomia da entidade.

Por Daniele Murillo / Redação Tamoios News