São Sebastião Saúde

UPA Central é reinaugurada após 1 ano

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues/TN

Por Leonardo Rodrigues

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro da cidade foi reinaugurada na manhã dessa segunda-feira (18). O prédio, construído pela empresa Volpp Construtora e Transportes, foi inaugurado no dia 26 em dezembro de 2016, ao custo de R$ 1,9 milhão, e interditado no dia 2 de janeiro deste ano por não possuir Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Laudo de exigências da Vigilância Sanitária. Com isso, a unidade ficou praticamente um ano fechada para reparos e adequações.

Inspeções técnicas e exigências do Ministério Público (MP), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros apontaram falhas estruturais na obra. Entre os problemas constatados que levaram à suspensão do serviço destacam-se o fornecimento de água insuficiente para atender todo o prédio, funcionamento inadequado da Central de Gases e o não funcionamento do gerador de energia alternativa por causa de irregularidades na sua instalação. O painel da senha de recepção sem funcionamento, ausência de ralos para escoamento e equipamentos de ar condicionado residencial ao invés de hospitalares foram também elencados. Além da parte elétrica que teve que ser refeita, e o gerador que não funcionava.

A obra para as readequações estruturais custaram mais de R$ 500 mil. Uma nova licitação teve que ser realizada. Em paralelo, a atual Administração acionou a empresa responsável pela construção da unidade. Com as novas intervenções, a UPA passou por reforma que aumentou a capacidade de atendimento a usuários. “O prédio estava bonito externamente, mas para funcionalidade tinha até risco de pegar fogo. Colocamos em funcionamento o que não estava em condições”, informou o secretário de Obras, Gilson Mendes.

Segundo Juan Lambert, coordenador da UPA, a população irá se surpreender com as novas instalações. “O povo aqui vai ver e pensar que é particular”. O discurso é sustentado pelo secretário de Saúde (Sesau), Carlos Roberto Pinto, que considera que a estrutura atual da UPA é algo que “alguns hospitais particulares de São Paulo não têm”.

Com a UPA em funcionamento, os usuários que anteriormente utilizavam os serviços do Pronto-Socorro passarão a ter atendimento de urgência e emergência no novo prédio. Interligado ao Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), o espaço é considerado cinco vezes maior do que a área do PS central. À época, a Administração anterior afirmou que com a ligação direta entre a UPA e o hospital, a transferência de casos mais graves e que necessitem de atendimento hospitalar seriam facilitados.

 

Questões políticas – O prefeito Felipe Augusto disse momentos antes de descerrar a placa da entrega das readequações, que a obra iniciada no Governo passado foram continuadas pela Administração atual em respeito ao dinheiro público. “Independente de questões políticas obras públicas não podem ficar paradas”.

Quem compareceu à inauguração foi informado que não apenas intervenções para as readequações exigidas em lei, mas também a implantação de instrumentos que não estavam no projeto original. Entre eles o sistema de atendimento eletrônico, o cadastro dos pacientes e o banco de dados das fichas médicas – que ficará a disposição em todas as unidades de saúde, estação odontológica, luzes de LED, área de isolamento com pressão negativa. “Isso você só vê em hospitais como o Sírio Libanês, em São Paulo”, comenta o prefeito. Há ainda setores destinados à pediatria, com salas, banheiros, observatório e espaços próprios.

Contudo, parte do sucesso considerado por Felipe Augusto na reforma da UPA não se dá apenas às exigências da Vigilância Sanitária, ou as indicações dos Bombeiros. O prefeito ressaltou que ao projeto da reforma foi acrescentado todas as sugestões e apontamentos do Corpo Clínico da Sesau. “Hoje nessa cidade, inauguramos de vez essa unidade de saúde”, afirma Felipe Augusto.

O prefeito Felipe Augusto ainda aproveitou a entrega das readequações para fazer uma prestação de contas do primeiro ano de gestão. Falou sobre investimentos, citou índices, e obras não apenas da Saúde, mas nas áreas de Educação, Turismo, e outros. “São Sebastião está preparada para a Temporada”, considera.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.