Cidades Ubatuba

Terceiro Fórum dos Saberes Artesanais começa nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, 29, na Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense terá início mais uma ação do III Fórum dos Saberes Artesanais e encerra no dia 30. Nestes dois dias consecutivos, 20 artesãos das comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, que foram selecionados, terão um encontro imersivo com temas discutidos e explanados durante a construção do Fórum que são acessibilidade, projeto cultural, marketing digital, empreendedorismo, criatividade e ao final uma curadoria digital com as cinco mentorias, que objetivam proporcionar ferramentas para o crescimento pessoal e profissional. Cada módulo terá a duração de duas horas, além de uma continuidade de forma personalizada no mês de dezembro.

O Fórum dos Saberes Artesanais está no terceiro ano, teve início em maio de 2019. Em virtude da pandemia da Covid-19, contou com diversas atividades online em 2020. Neste ano de 2021 contou com a exposição presencial de artefatos artesanais nas modalidades acessórios, decorativos, utilitários e tradicional, encerrada no começo de novembro no Teatro Municipal de Ubatuba Pedro Paulo Teixeira Pinto com mais de 100 artesãos e seus produtos. Após a realização das atividades imersivas, o Fórum encerra em dezembro com exposição destes 20 artesãos no hall da secretaria de Turismo de Ubatuba.

PPara a organizadora do evento, Carolina Labarca, o trabalho artesanal vem do conhecimento efetivo e coletivo. “Contamos com 130 artesãos inscritos no início do projeto e avançamos para superar o conceito do simples utilitário para obras reconhecidas de uma cultura que deve ser preservada e aprimorada. Neste período ganhamos o ProAc Editais, promovemos mesas redondas sobre diversos temas, entre eles, o manejo ambiental e realizamos diversas ações como inserções em podcast, oficinas, vivências, exposição presencial e online das obras dos artesãos contendo as histórias”, finaliza Carolina.

A A realização é da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com os apoios do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC), Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Prefeitura de Ubatuba.

 Confira a programação

Dia 29/11

10h – Acessibilidade (Raíssa Couto)

Das 12h às 13h30 (Almoço)

14h – Projeto Cultural (Carol Rocha)

16h – Marketing Digital (Yve Nolasko)

 DIA 30/11

10h – Empreendedorismo (Jeniffer BotossiDas 12h às 13h30 (Almoço)

14h – Criatividade (Patricia Guedes)

16h – Curadoria Digital (Metodologia aplicada com cinco mentorias)

 Para saber mais, acesse o site: www.saberesartesanais.com.br

www.saberesartesanais.com.br