Cidades Ilhabela

Testagem por amostragem indica que 1.745 pessoas teriam contraído o vírus em Ilhabela

Foto: Ronald Kraag

A Secretaria de Saúde de Ilhabela, entre os dias 30 de junho e 2 de julho realizou um inquérito epidemiológico da Covid-19 na população de Ilhabela.

A amostra foi sorteada de forma aleatória entre as pessoas inscritas na rede de saúde de Ilhabela respeitando a proporção de moradores em cada bairro do município.

A amostra com 101 pessoas representa a população de 35.250 inscritos com uma margem de erro de 5%.

As pessoas sorteadas foram contatadas com antecedência pela Vigilância Epidemiológica para anuência em participar da pesquisa, que foi realizada pelas equipes das UBS’s de referência.

Todos responderam à um questionário sobre sintomas e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido antes de serem testados com um teste rápido para COVID19, que pesquisa se a pessoa tem anticorpos contra o SarsCoV-2.

Testaram positivo 5 pacientes da amostra que representam 4,96%, isto quer dizer que temos aproximadamente 1745 pessoas positivas, que já tiveram contato com o vírus da COVID-19 no município de Ilhabela.

Como o teste rápido fica positivo após 10 a 14 dias da pessoa se infectar, os resultados dizem respeito a realidade de meados de junho no município.

Covid

Ilhabela registra 318 casos de covid-19. Outros 34 estão em investigação. A cidade registra três mortes pela doença. Segundo a prefeitura, 212 pessoas já se recuperaram da doença.

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: