Cidades

Turismo náutico é opção de atividade de lazer no Litoral Norte de SP

Tamoios News
Saco da Ribeira, em Ubatuba (SP).

O Litoral Norte de São Paulo possui uma natureza marinha que proporciona ricas experiências de turismo náutico. Além disso, as cidades que englobam a região turística – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – possuem completa estrutura de serviços como marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos, o que comprova um grande potencial a ser explorado pelos visitantes.

Privilegiado pelos recursos naturais que formam ilhas, lagoas, praias escondidas, baias e enseadas, o Litoral Norte aposta no turismo náutico como prática para qualificar o turista, principalmente na temporada, e desenvolver uma forma de turismo sustentável.

O Circuito Litoral Norte, consórcio que engloba as cinco cidades da região turística e atua na gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto do setor, somando equipamentos e serviços turísticos, apresenta a seguir alguns dos principais atrativos náuticos locais. Confira:

Bertioga

Muito além de seus 33 quilômetros de praias, Bertioga abriga uma das maiores bacias hidrográficas do Litoral de São Paulo, sendo que, três das suas principais sub-bacias somam mais de 600 km² de extensão.

Sendo assim, a cidade é cenário para os mais variados passeios de barco, escuna, lancha, até prática de canoagem e pesca esportiva.

Além disso, o Canal de Bertioga, com 30 quilômetros de extensão, reúne atrativos como o Forte de São João, manguezais e a foz do Rio Itapanhaú. E, por falar em rio, o destino ainda abriga cursos de água doce como o Silveira, na divisa com São Sebastião; o Bananal, encravado na exuberante Mata Atlântica; e o Jaguareguava, de águas cristalinas, entre outros.

“O turismo náutico é uma das principais alternativas de desenvolvimento turístico de Bertioga, sendo um grande gerador de empregos e renda. Com nossa costa marítima diversificada e nossos rios navegáveis, o turista pode experimentar as diversas modalidades existentes como vela, canoagem, pesca esportiva, observação de peixes, surf, mergulho e várias outras. É um turismo com alto valor agregado e com ticket médio bem acima do tradicional turismo de praia e sol”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Caraguatatuba

Caraguatatuba, com seus 40 quilômetros de faixa de areia, também é parada ideal para praticar atividades náuticas. Além de diversas belezas naturais, a cidade reúne bons serviços de marinas, que se concentram principalmente nas praias de Tabatinga, Martim de Sá e Porto Novo.

Seja em um passeio de lancha ou escuna, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

E também a Ilha do Tamanduá, com 1.133 m², que é coberta por vegetação natural e conta com cinco praias: do Fogaça, da Fazenda, do Meio, da Laje e do Sururueiro.

Quem opta pelo turismo náutico em Caraguatatuba pode praticar, ainda, atividades como mergulho ou jet ski, além de pesca esportiva.

“O turismo náutico, nos últimos quatro anos, passou por um desenvolvimento bastante positivo na cidade de Caraguatatuba, já que nós previmos, entre outras coisas, a ampliação de píeres e a permissão de taxi boat, fazendo com que o turista possa ir de uma praia a outra. Esse segmento traz um público diferente, que investe um pouco mais, e que, dependendo do que lhe é proporcionado, traz sua própria embarcação – já que temos marinas de norte a sul da cidade; e agora, também, com o enrocamento do rio Juqueriquerê, poderemos oferecer um produto ainda mais diferenciado, com mar e rio para navegação”, diz a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela

Listada entre os principais destinos náuticos do país, Ilhabela conta não apenas com estrutura para passeios de barco, como também para atividades de vela e navios de cruzeiro.

Os velejadores encontram na costa da cidade um dos ambientes mais propícios para prática do esporte durante o ano inteiro; não à toa o destino é conhecido como Capital da Vela e recebe diversas competições.

E, para os visitantes em geral, os passeios de escuna ou flex boat levam até as praias mais paradisíacas como Bonete, Jabaquara, Castelhanos e da Fome – sendo que esta é acessada apenas por mar. Além das mais de dez ilhas, ilhotes e parcel que são propícios para mergulho e outras atividades.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, esse é um segmento em que a cidade aposta para o seu desenvolvimento sustentável. “Temos cerca de 1500 embarcações que moram aqui, além de todas as que recebemos de fora. Entre serviço de bordo, manutenção e pessoas ligadas às marinas, essa é uma área muito importante para geração de emprego e renda em Ilhabela”.

São Sebastião

Em São Sebastião, os passeios de barco levam, principalmente, a alguns dos melhores pontos de mergulho do Litoral Norte. O destaque fica por conta do Arquipélago de Alcatrazes, reaberto para visitação em 2019.

A 45 quilômetros da costa de São Sebastião, o lugar é um reduto de natureza ainda pouco explorado e abriga uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino e rica vida marinha, incluindo mais de 1300 espécies como tartarugas, arraias e golfinhos.

Mas os roteiros náuticos levam, ainda, a ilhas como a dos Gatos, que abriga ruínas de uma antiga construção e águas transparentes; a das Couves, próxima à Barra do Sahy; e a do Montão de Trigo, entre a enseada de Bertioga e o Canal de São Sebastião.

“Em destaque ao turismo náutico, podemos afirmar que as ações foram tomadas de forma gradual e criteriosa. Desde quando foi reaberto, com 50% de sua capacidade (embarcações) e obedecendo a todos os protocolos sanitários e distanciamento, até as mudanças de fase, passando pela amarela e, por fim, a verde, com 100% da embarcação liberada. Outro fato importante para este segmento é que, no dia 13 de outubro, foi revogado o decreto municipal que proibia a entrada de veículos de fretamento de turismo em nossa cidade, para o turismo de um dia, cuja permissão somente é possível para o balneário dos trabalhadores, haja vista que conforme lei municipal 1694/2004 essa atividade é proibida em qualquer outra praia do município, bem como foi revogada a proibição para os veículos de fretamento turístico que solicitam entrada no município para outros fins a exemplo do turismo náutico (pesca e lazer); assim como, no mesmo dia, ocorreu a formatura da turma do curso MAC (marinheiro auxiliar de convés) e MAM (marinheiro auxiliar de maquina), totalizando 35 alunos, curso realizado em parceria com a Marinha do Brasil e Secretaria de Meio Ambiente”, reforça a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo.

Ubatuba

Em Ubatuba, os passeios náuticos já são bastante populares entre os visitantes e oferecem uma oportunidade de conhecer um pouco mais de sua extensa costa de um ângulo diferente.

Seja para conhecer praias mais afastadas ou ilhas, as escunas e lanchas são uma boa opção para escapar do agito terrestre entre os lados Norte e Sul da cidade.

Ali, os destinos mais indicados para um roteiro pelas águas são: A Ilha Anchieta, segunda maior ilha do litoral de São Paulo com 828 hectares; a Ilha das Couves, paraíso que abriga duas praias calmas e um mar verde transparente ideal para mergulho; a Praia das Sete Fontes, com mar tranquilo e uma pequena gruta; e as Ilhas do Prumirim, da Selinha – com uma das menores praias do mundo – e dos Porcos.

“O segmento náutico é muito importante para toda a região e comprovamos isso vendo a quantidade de marinas, barcos circulando e passeios que são organizados entre as cidades do Litoral Norte. Esse segmento acaba contribuindo bastante para que a cadeia produtiva do turismo seja ativada por completo”, finaliza o secretário de Turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago.

O Circuito Litoral Norte reúne as principais experiencias e fornecedores do turismo náutico no site: http://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencia/17/Turismo-Nutico