Ubatuba Verão

Borrachudos atormentam moradores e turistas

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Turista diz que vai precisar tomar banho de repelente; Prefeitura promete divulgar novo calendário de aplicação do BTI

 

Por Raell Nunes

Os borrachudos ainda estão fazendo muitos moradores e turistas sofrerem neste Verão. Conforme depoimentos, os mosquitos e pernilongos aumentaram na localidade e estão mudando a rotina de residentes e afetando drasticamente o lazer dos visitantes da cidade, que possui mais de cem praias, diversas cachoeiras e rios.

O Sertão da Quina e Maranduba, região sul, são bairros que estão sendo atormentados pela peste alarmante do inseto. No lado norte, como nas proximidades da Cachoeira do Prumirim, turistas relatam que estão sendo picados constantemente e que o local está cheio de lixo.

Na zona oeste, incluindo locais nas imediações da Cachoeira do Ipiranguinha, Cachoeira dos Macacos, Horto e Figueira a situação chega a ser caótica. Segundo moradores, a quantidade de insetos é tão grande que quando se para em um lugar, parece que nos pés há um formigueiro de borrachudos.

“Quando vou dormir ligo o ventilador não pelo calor, mas para espantar os pernilongos que ficam ‘zum, zum’ no ouvido. Esses dias peguei a coberta, porque minhas pernas já doíam de tanta picada”, relata Osvaldo Rocha, 36, morador do Horto.

O borrachudo gosta de áreas abertas e a praia é alvo fácil. O inseto tem um apreço especial por membros inferiores do corpo – e ataca-os no começo da manhã e no fim de tarde. O repelente é uma saída, porém, se não aplicado corretamente, pode ser ineficiente.

A turista Alessandra do Carmo, 43, foi com a família à praia do Perequê-Açu e foi atacada por borrachudos. “Minhas pernas ficaram vermelhas e inchadas. Venho nessa praia desde 1994 e nunca a vi como está. Vejo que vou ter que tomar banho de repetente”, diz.

BTI – Uma das explicações para esta infestação do inseto é a interrupção, em julho, no fornecimento do larvicida BTI pelo governo do Estado de São Paulo, chefiado por Geraldo Alckmin (PSDB). A substância era aplicada na cidade para combater a proliferação das pragas.

Segundo a Prefeitura de Ubatuba, os bairros Sertão da Quina e Taquaral receberam a aplicação do larvicida Bacillum thuringiensis israelense – BTI.  De acordo com a Vigilância em Saúde, o  larvicida foi aplicado nas cabeceiras dos rios das duas regiões. O trabalho foi desenvolvido por 12 funcionários da Vigilância.

Segundo  Patricia Machado Sanches, supervisora da Vigilância em Saúde, o BTI é usado para eliminar as larvas antes que cresçam e se tornem adultos capazes de picar as pessoas. “O BTI é uma bactéria inofensiva para humanos e animais domésticos, mas letal para o mosquito”, explica a supervisora.

Na primeira semana de fevereiro, a Secretaria de Saúde divulgará um novo calendário de aplicação do BTI em outros bairros de Ubatuba.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.