Ubatuba

Entidades conveniadas com a Prefeitura de Ubatuba utilizam música para tirar crianças e adolescentes da rua

Tamoios News
PMU
PMU

Oficinas de música no Gaiato ocorrem às quartas-feiras e no Namaskar, às terças e sextas

Oficinas de iniciação musical, prática de banda e construção de instrumentos são oferecidas pelo Gaiato e Projeto Namaskar

 

O Gaiato – Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais – e o Projeto Namaskar são duas das organizações que mantêm convênio com a Prefeitura de Ubatuba para realizar diferentes atividades gratuitas, voltadas ao fortalecimento de vínculo de crianças e adolescentes bem como na comunidade. As oficinas de música estão entre as preferidas da garotada, que ainda podem escolher outras oficinas como dança, teatro, informática.

O Gaiato atua junto à comunidade da região Oeste, principalmente dos bairros do Ipiranguinha, mas também da Cachoeira dos Macacos, Horto Florestal, Jardim Ipiranga, Marafunda, Morro das Moças e Vale do Sol. Atualmente, são atendidas 94 crianças de 6 a 12 anos e 43 adolescentes de 13 a 17 anos.

As oficinas de música ocorrem todas as quartas-feiras e contam com 64 matriculados. Elas são ministradas pelo professor de história e músico Léo Estevan. Além de prática de violão e percussão, os alunos aprendem a construir instrumentos típicos da cultura popular brasileira, como as alfaias.

“A gente prepara a madeira e os pedaços de couro de cabra, estica, costura”, explica Bruno Manuel, 12 anos, que há dois frequenta o Gaiato. “Gosto de tudo aqui: das aulas, das comidas, dos amigos, dos professores”, conta Karini Cristine, de 13, que há seis participa das atividades da entidade.

Já o Projeto Namaskar atende a comunidade do bairro do Sesmarias, em Ubatuba, onde atua desde 2005. Desde então, centenas de crianças e adolescentes já passaram pelas oficinas de música do maestro Antônio Celso Dutra, às terças (teclado) e sextas-feiras (batuque e bateria).

“Para além da prática instrumental, os alunos aprendem a manter tudo organizado: eles mesmos montam os instrumentos e os guardam após o uso”, conta Dutra. “Tocamos de tudo, desde música barroca e MPB até rock”.

Às quartas-feiras, Dutra também ensina violão e teclado no Instituto Blá-Blá-Blá Posithivo, que atua com as famílias da região do Perequê-Açu.

Convênios: investimento no futuro

As oficinas e cursos gratuitos promovidos pelas entidades da cidade são mantidas graças aos convênios firmados com apoio da Prefeitura de Ubatuba que envolvem recursos federais, estaduais e municipais, além de doações e de trabalho voluntário. Somente pelo programa “Famílias em Ação”, por exemplo, as entidades recebem um repasse de R$ 60 mil reais/ano cada.

Outros programas administrados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social voltados para as crianças e adolescentes e executados por meio de convênios com as entidades da sociedade civil são o Criança Ativa, Entrelaços, Se Liga e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes.

Serviço

Gaiato – Rua das Palmeiras, 200 – Ipiranguinha – Tel. (12) 3833-3744

Projeto Namaskar – Rua Del Rey, 186 – Sesmaria – Tel. (12) 3833-3016

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.