Ubatuba

Moradores e veranistas relatam transtornos e prejuízos após dias sem energia elétrica em Ubatuba

Tamoios News

O município de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foi atingido por fortes chuvas nos primeiros dias do ano. As chuvas provocaram estragos, alagando diversos pontos da cidade e causando problemas no abastecimento de água e de energia elétrica. O portal Tamoios News conversou com moradores e veranistas da região norte da cidade, que relataram transtornos e prejuízos causados pela falta de energia.

A veranista Ingrid Coelho conta que estava com a família passando uns dias em sua casa de praia no sertão do Ubatumirim. “Faltou energia dia 31 e 1 praticamente o dia todo, gerando muito desconforto, especialmente para os adolescentes. Perdemos boa parte da comida da geladeira e ficamos refém da aquisição de gelo e cooler. No segundo dia foi mais difícil encontrar gelo. Por conta da incerteza do retorno da energia em Ubatumirim, voltamos para a casa antes do previsto”, lamenta.

Uma moradora do sertão do Ubatumirim conta que o bairro ficou 3 dias e meio sem luz. “Acredito que prejuízo todo mundo teve. Porque o pessoal estava com as casas alugadas, muita gente foi embora, tiveram que devolver dinheiro pro pessoal, a Elektro demorou demais para resolver. A gente ficou sem comunicação, mas meu irmão esteve aqui, pegou conta de luz, foi entrar em contato com eles, mas demorou demais, muita gente perdeu coisas da geladeira e teve prejuízo”, conta a moradora.

A família de Ane Caroline Lafetá Lima, que estava passando uns dias em Ubatuba, também foi afetada pela falta de energia. Ela conta que no dia 31 de dezembro estava em um quiosque na praia do Ubatumirim, quando por volta das 15 horas começou uma tempestade com muitos raios. Eles deixaram a praia em direção à Itamambuca, local onde fica a casa que a família havia alugado para passar o réveillon. No caminho, havia trânsito intenso e o trajeto de 20 quilômetros levou 4 horas para ser concluído. Ela disse que viu muitas árvores caídas pela estrada. Quando chegaram na casa alugada em Itamambuca, por volta das 19h30, já não havia energia elétrica nem sinal de celular. 

“Passamos a virada do ano completamente sem energia. Todo planejamento de ceia e iluminação que tínhamos feito não foi possível. No dia 1º acordamos sem luz, ficamos preocupados pois as coisas na geladeira e freezer começaram a estragar. Conseguimos comprar gelo, mas infelizmente não foi o suficiente. Então, fomos até o centro de Itamambuca buscar informações e tentar sinal de celular para dar notícias aos familiares, que provavelmente estavam preocupados com nosso sumiço em um dia tão importante. Foi necessário ir até a metade do caminho sentido Ubatuba para conseguir sinal de celular. Quando voltamos, o guarda disse que a luz voltaria por volta das 18h, então ficamos mais tranquilos. Porém, a informação não se confirmou e ficamos sem energia e sem sinal de celular até a madrugada do dia 03”, relata Ane. Ela disse que a casa estava alugada até o dia 04, mas por conta dos transtornos a família acabou indo embora um dia antes. 

A advogada Paula Alvarez Raposo do Amaral conta que seu amigo e cliente Cláudio Cruz Martins, proprietário de um imóvel em Itamambuca, a procurou para que ela acionasse a Elektro, a fim de saber o motivo pelo qual a energia elétrica estava suspensa há mais de 48 horas. Ele e sua família passaram a noite de réveillon sem luz e a situação se estendeu até a noite de domingo (03). 

“Ele procurou saber e não obteve nenhum retorno da Cia, nenhuma resposta ou posicionamento que, no mínimo, eram obrigados a fornecer. Todo o alimento e ceia de ano novo foram parar no lixo. Pousadas ao redor tiveram que fazer o mesmo, o que causou além de transtorno, um grande prejuízo. Protocolos de reclamações foram feitos e, muitos, isso quando se conseguia entrar no site que estava sempre fora do ar. Enfim, transtornos e prejuízos foram incalculáveis. A falta de informação e descaso aos consumidores foi de uma irresponsabilidade e falta de respeito sem tamanho”, aponta a advogada.

Elektro

A distribuidora de energia Elektro  disse que os principais bairros afetados foram Itamambuca, Cazanga, Praia do Félix, Almada, Ubatumirim. Picinguaba e Fazenda. “Os desligamentos ocorreram por volta das 14 horas do dia 31 de dezembro de 2020. Restabelecimento às 6 horas do dia 1º de janeiro de 2021 e às 16 horas,  totalizando mais de 97% dos clientes desta região”, alega a empresa. Como é possível perceber, a informação contradiz os relatos dos clientes.

Em relação aos prejuízos, a empresa respondeu apenas que “em caso de queima de aparelhos elétricos, o cliente precisa entrar em contato com os canais de atendimento e será orientado em relação aos procedimentos”.

*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News