Saúde Ubatuba

Neste sábado, o bairro Estufa II em Ubatuba receberá mutirão contra dengue

Tamoios News
Foto: PMU

Os Agentes de Controle de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde realizarão neste sábado, dia 6, um mutirão contra a dengue no bairro da Estufa II. A ação será realizada das 8h às 14h, com visita às residências e orientação aos moradores sobre como eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela.

As equipes que participarão do mutirão pedem para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Ubatuba, Jorge Dantas, explica que a Estufa II registrou na última semana um aumento de casos de dengue e que a ação ajudará a eliminar os possíveis criadouros.

“Como parte da iniciativa, nesta semana, já realizamos um trabalho de nebulização pelo bairro, que consiste na aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos”, ressaltou Dantas, informando ainda que durante o mutirão haverá identificação e fiscalização de terremos baldios com possíveis focos de dengue. “Com a vistoria dos terrenos será possível notificar os proprietários e até mesmo aplicar multas caso os problemas identificados não sejam sanados de forma correta”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados em 1º de agosto, o município contabiliza 145 casos de dengue este ano e outros 132 exames ainda estão em investigação.

Orientações gerais para a população

Mantenha a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU