Meio Ambiente Ubatuba

ONG que resgata fauna silvestre luta por Centro de Triagem e Reabilitação em Ubatuba

Tamoios News
Fotos: Instituto Profauna

A ONG de Ubatuba “Instituto Profauna – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental” atua na conservação da biodiversidade e vem lutando pela criação de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) no município.

Segundo o coordenador técnico da ONG, biólogo Tiago Leite, enquanto o tão sonhado Cetras não é implementado, o que é possível fazer atualmente é realizar o atendimento, a estabilização e o encaminhamento dos animais silvestres que o Profauna resgata.

“A gente tem uma demanda emergente, crescente, não para, todos os dias têm ocorrências com bichos, pacientes chegando e a gente tendo que resgatar. Bicho atropelado, maltratado, envenenado, atacado por cachorro, chega de tudo. Até animais silvestres saudáveis que são equivocadamente mantidos como ‘pets’ e as pessoas se conscientizam e nos procuram para ajudá-las a reinserir esses animais na natureza”, conta Leite. Todo o trabalho do Instituto Profauna é executado por meio de trabalho voluntário e doações dos membros da própria ONG e de parceiros.

Para atuar com mais segurança, já que é preciso observar as regulamentações de órgãos ambientais que regem a gestão da fauna silvestre, a ONG procurou o Ministério Público Federal. Por meio do diálogo, a entidade conseguiu uma licença do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), órgão ligado ao ICMBio.

Para atender os animais silvestres resgatados, o Profauna conta com a parceria essencial do veterinário Marcelo Bocardo, da clínica “VidaVet”, que fica no bairro Perequê-Mirim. Depois de feita a estabilização do animal na clínica, é avaliado se ele está apto a ser solto na natureza, se ainda precisa ficar sob observação ou se necessita ser encaminhado para um Centro de Reabilitação com estrutura adequada para complementar o tratamento. 

Atualmente, as solturas em Ubatuba têm sido feitas em uma mata preservada no Rancho Pica-pau, outro parceiro importante da ONG. Quando se trata de uma espécie silvestre, porém não nativa da Mata Atlântica, o animal não pode ser solto nesse bioma e precisa ser encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA em Lorena, que fica a 155 quilômetros de Ubatuba. De lá, ele é encaminhado para ser solto no bioma de origem.

Exemplos de animais atendidos

Neste mês de julho, quatro animais foram encaminhados pelo Profauna ao Cetas de Lorena: uma fêmea adulta de periquitão-maracanã que estava há quase 10 anos num cativeiro irregular e foi entregue voluntariamente à ONG; um filhote de tiriba-de-testa-vermelha que ao sair do ninho, localizado em uma oficina mecânica, caiu acidentalmente em cima de uma poça de óleo e ainda foi abocanhado por um cão; além de dois jabutis, sendo um resgatado próximo à BR-101, desidratado e com as patas queimadas, e outro vítima de maus-tratos, que havia sido abandonado pelo antigo tutor. 

Foto: Instituto Profauna

Atropelamento fatal

Inúmeros casos de atropelamento de animais silvestres são acompanhados pelo Instituto Profauna. Um exemplo trágico aconteceu na noite de ontem (28), quando uma anta fêmea adulta foi atropelada na altura do quilômetro 78 da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125). Trata-se de uma espécie brasileira ameaçada de extinção. 

Foto: Instituto Profauna

O animal sobreviveu à colisão, mas ficou gravemente ferido e, sob orientação veterinária, foi decidido sacrificá-lo. Segundo o relato do motorista envolvido, que dirigia uma caminhonete rebocando uma lancha, no momento do atropelamento duas antas estavam na pista. Ele desviou de uma, mas não conseguiu desviar da outra e acertou em cheio. 

O caso mostra como é necessário ter atenção ao dirigir em pistas que cortam áreas de mata e a necessidade dos administradores dessas rodovias planejarem soluções para diminuir o atropelamento de animais, como instalação de cercas ou barreiras nas margens das pistas e construção de passagens subterrâneas.

Projeto ASAS

O Instituto Profauna está concorrendo no edital de emendas participativas 2023 da Deputada Estadual de São Paulo Marina Helou (Rede Sustentabilidade), com o Projeto ASAS – Atendimento e Socorro de Animais Silvestres. O projeto foi um dos mais votados pelo público e conseguiu ser qualificado. Agora, segue para uma fase de análise técnica e, depois disso, participará de mais uma votação popular, no dia 10 de agosto. 

 Serviço

Para resgate de animal silvestre ligue: (12) 99719-5133
www.profauna.org.br
contato@profauna.com.br

Por Renata Takahashi / Portal Tamoios News