Saúde Ubatuba

Ubatuba registra cinco casos suspeitos de sarampo

Tamoios News

Em Ubatuba, já há um total de cinco casos suspeitos de sarampo no município. Segundo a prefeitura, todos os pacientes apresentam quadro clínico estável.

São três casos suspeitos na região central- uma criança de 8 anos, outra de 11 meses e uma mulher adulta de 34 anos e outros dois casos no bairro Sertão da Quina, na região sul- dois jovens, um de 22 anos e outro de 16 anos.

Prefeitura faz bloqueio contra o sarampo no bairro do Ipiranguinha

A Vigilância Epidemiológica da cidade reforça que a vacinação é a melhor forma de prevenção contra doença. Crianças a partir de 1 ano, adolescentes e adultos até 29 anos devem ter duas doses, enquanto os adultos acima de 30 anos têm que tomar pelo menos uma dose da vacina. Já os profissionais de saúde, independente da idade, devem ter duas doses da vacina Tríplice Viral – TV (sarampo, rubéola e caxumba) ou a Dupla Viral – DV (sarampo e rubéola). Pessoas já vacinadas não precisam fazer dose extra. A vacina só é contraindicada a gestantes e imunodeprimidos. Todas as unidades de saúde estão abastecidas com doses da vacina.

Febre alta acima de 38,5ºC, manchas vermelhas, dor de cabeça, conjuntivite, tosse, coriza e manchas brancas: se uma pessoa apresentar esses sintomas, ela pode estar com sarampo. Esse é o alerta feito pela Vigilância em Saúde de Ubatuba.

O sarampo é altamente contagioso e pode atingir pessoas de qualquer idade. A transmissão acontece diretamente, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar e que permanecem dispersas no ar.

Todo caso suspeito de sarampo precisa ser avaliado por um médico e notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica por telefone ou por e-mail, para que a Vigilância Epidemiológica consiga atuar rapidamente na contenção da doença. Além disso, a pessoa deve ser mantida em isolamento dentro de casa até receber o contato e orientações da Vigilância.

O telefone da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba é (12) 3832-1548 e o email: viep.ubatuba@gmail.com.