Cidades Litoral Norte

Usuários de bancos enfrentam longas filas sob o sol no Litoral Norte de SP

Fila da Caixa Econômica Federal em São Sebastião. (Foto: Tamoios News)

Moradores do litoral norte de SP que precisam de atendimento nas agências bancárias da região têm enfrentado longas filas debaixo do sol, cada dia mais quente com a chegada da primavera.

A moradora de São Sebastião, Maria da Conceição, de 61 anos, é cliente do banco Itaú. Ela conta que foi ao banco Itaú duas vezes essa semana e precisou enfrentar uma fila enorme no sol. “Eu acho uma falta de consideração, sou cliente do banco Itaú há mais de 22 anos e a gente fica muito tempo na fila e no sol quente para poder entrar. Uma falta de respeito pelo ser humano e pelo idoso. Isso é em todos os bancos aqui do litoral norte”, relata.

O morador de são Sebastião, Rafael Dutra, de 42 anos, é cliente do banco Itaú, Santander e Caixa. Ele reclama do atendimento do Itaú, que segundo ele não dá auxílio aos clientes que aguardam debaixo do sol na fila. Em relação ao Santander e à Caixa, ele considera o atendimento melhor. “No momento, o melhor banco para atender na pandemia é a Caixa Econômica Federal. Foi instalada uma tenda, tem banco para sentar, cadeira para o lado de fora, já os outros bancos não têm isso”, avalia.

Caixa Econômica Federal

A Caixa informou que as agências funcionam das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais. Os idosos recebem atendimento prioritário durante todo o horário de funcionamento.

De acordo com a Caixa, funcionários qualificados recepcionam os clientes para identificar suas necessidades, agilizar o atendimento, sanar dúvidas e evitar aglomerações. Dentro da unidade, após a triagem inicial, o atendimento é realizado mediante emissão de senhas especificas para cada tipo de serviço, garantindo que os assentos mantenham distanciamento mínimo entre as pessoas.

O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

A Caixa orienta os clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais. Consulte os serviços disponíveis no Internet Banking CAIXA – Internet e celular no link: https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/#!nb/login

Estão disponíveis ainda os serviços em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

A Caixa, excepcionalmente, abriu 770 agências nos 3 primeiros sábados de setembro(5/09, 12/09 e 19/09). O horário de funcionamento foi das 8h às 12h para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. A abertura aos sábados é informada nos canais oficiais do banco. A relação de agências fica disponível no site do banco: www.caixa.gov.br/agenciasabado.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil informou que o horário de funcionamento das agências atualmente é das 9h às 14h. Não há previsão para o retorno do horário normal das agências. Para evitar que os clientes precisem ir até as agências, o BB disponibiliza diversos canais alternativos para atendimento ao cliente, como App, Site, Whatsapp, Central Telefônica e caixas eletrônicos.

Fila do Banco do Brasil em São Sebastião. (Foto: Tamoios News)

Agência BB São Sebastião – Idosos tem preferência no atendimento e fila especial. Não há horário especial para idosos. O atendimento está contingenciado devido à pandemia.

Agência BB Ilhabela – O atendimento das 9h às 10h está reservado para idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e para pagamento de benefícios do INSS. O atendimento está contingenciado devido à pandemia.

Agência BB Caraguatatuba – O atendimento das 9h às 10h está reservado para idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pagamento de benefícios do INSS. O atendimento está contingenciado devido à pandemia.

Agência BB Ubatuba – O horário de atendimento preferencial é entre 9h e 10h. Hoje, é feita uma distribuição de senhas entre 12h e 14h para até 20 clientes que demandam o atendimento presencial, número compatível com a capacidade operacional da agência devido à contingência.

Itaú

O Itaú Unibanco informou que vem adotando uma série de medidas para contribuir com o objetivo de desacelerar a velocidade de propagação da COVID-19 e para evitar aglomerações. Por isso, o banco fez alterações no atendimento presencial na rede de agências.

Segundo o Itaú, aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. Para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h.

O banco também tem instruindo os clientes a manterem entre si a distância mínima de um metro. Além disso, o banco orienta que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/.

Fila do Itaú em São Sebastião. (Foto: Tamoios News)

O Banco Santander não respondeu aos questionamentos do portal Tamoios News até o fechamento desta matéria.