Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Bombeiros combatem incêndio no Pico da Pedra da Mina, a quarta montanha mais alta do Brasil

Tamoios News

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que um incêndio em cobertura vegetal atingiu a região conhecida como “ Pico da Pedra da Mina”, que é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, e a mais alta do estado de São Paulo, com 2798 metros de altitude. Esta montanha localiza-se na Serra Fina, uma seção da serra da Mantiqueira, por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

O fogo iniciou-se em território mineiro e, no início da manhã, atingiu o território paulista. Desta forma, o Corpo de Bombeiros iniciou uma Operação de combate às chamas, com a instalação de um Posto de Comando na cidade de Cruzeiro, no campo da Faculdade de Educação Física. A partir de lá, bombeiros estão sendo transportados no helicóptero Águia até a região do incêndio. O acesso por terra só é possível a partir do território mineiro e leva cerca de dois dias de caminhada.

Os bombeiros que combatem as chamas no Pico da Pedra da Mina permanecerão no local durante a noite até serem substituídos pela manhã, com a chegada de um efetivo de 40 bombeiros militares que continuarão as ações durante o sábado. Devido ao aumento do efetivo envolvido na Operação, o Comando de Aviação da Polícia Militar alocará dois helicópteros em tempo integral para apoio ao Corpo de Bombeiros.