Cidades Ilhabela

Vídeo: Confira o incrível salto da baleia de Bryde em Ilhabela

Tamoios News

O Projeto Baleia à Vista conseguiu uma imagem incrível de uma baleia de Bryde em Ilhabela. Segundo o coordenador do projeto, Júlio Cardoso, o vídeo teria sido feito por um amigo de São Sebastião, que optou pelo anonimato.

Segundo Cardoso, ele fazia um teste com a embarcação, nesta segunda-feira(18), quando por volta das 15 horas,  entre a Ponta Grossa e a Ilha de Búzios, registrou duas baleias de Bryde, uma adulta, grande e uma filhote ou juvenil, menor.

O piloto teria desligado o motor e parado a embarcação para preservar a integridade das baleias e observá-las, quando a maior delas, de cerca de 13 metros de cumprimento, deu um salto incrível. Confira o vídeo:


Segundo Cardoso, trata-se de um imagem fantástica, pois existem poucos registros de saltos de baleias de Bryde.

” A sensação que tive foi que ela saltou meio que por advertência para proteger a filhote e para mostrar que “sou grande e estou aqui”, disse.

Cardoso, que monitora e registra a passagem de baleias na região há 16 anos, disse que a  baleia de Bryde vive e se alimenta na nossa região, elas não fazem a migração como as jubartes.

“É uma “baleia tropical”, mas pouco conhecida e pouco estudada, faltam informações sobre elas. Vivem em geral entre o Espirito Santo e Santa Catarina, mas a maior concentração é aqui no nosso litoral até o Rio de Janeiro”, explicou.

Segundo ele, no verão, as baleias chegam mais perto da costa atrás de cardumes de manjubinhas, sardinhas, lulas e camarões.

“Elas podem chegar ao tamanho de uma jubarte, quando adultas, até uns 15 metros, mas são mais esguias e menos pesadas , chegam a pesar até 20 toneladas. São muito rápidas e em geral são tímidas e fogem das embarcações. O nome cientifico é “Balaenoptera brydei”, explicou.