Cidades São Sebastião

Vídeo: Incêndio em encosta assusta moradores de Barequeçaba

Tamoios News

As queimadas vem ocorrendo com mais intensidade nas encostas das cidades do Litoral Norte nos últimos dias. Como a vegetação está seca, devido ao forte calor, o fogo se propaga com facilidade e mais rapidamente, alertam os bombeiros.

Foram registrados incêndios nas encostas do Bonete, em Ilhabela; na Enseada e Barequeçaba, em São Sebastião; e, na região do Getuba, em Caraguatatuba.

Ontem, os bombeiros controlaram um incêndio no morro da Barequeçaba, na costa sul de São Sebastião. Veja o vídeo:

 

Os moradores precisaram deixar suas casas devido às chamas e a fumaça que se espalhou pelas ruas vizinhas a área atingida. Nenhuma casa foi atingida e ninguém ficou ferido.

O fogo teve início por volta das 18h40. Os bombeiros chegaram 20 minutos depois. Ventava muito e o fogo se espalhava rapidamente. Moradores das casas próximas ao local, utilizaram mangueiras para evitar que as chamas atingissem suas casas.

No local, existe uma trilha que corta a encosta em direção até a costeira, que é muito utilizada por pessoas que praticam pesca.

Os bombeiros, acionados, agiram rápido no combate ao fogo. Três homens e uma viatura dos bombeiros atuaram no combate ao incêndio. Foram 1h10 de trabalho. Foram utilizados 5 mil litros de água no combate ao incêndio.

Segundo os bombeiros, foram destruídos 1.550 m2 de mata. As causas do fogo não foram esclarecidas.

Mata atingida pelo fogo em Barequeçaba

“Foi um horror. Tivemos que deixar a casa devido à proximidade do fogo e do calor provocado pelas chamas”, disse a empresária Traud Rennert, cuja residência fica vizinha a mata que pegou fogo. Ela agradeceu a atuação dos bombeiros.

Os bombeiros orientam a população que colocar fogo em mata é crime ambiental. Recomendam para as pessoas não dispensarem materiais com potencial de combustão junto à mata.

Solicitam ainda que as pessoas devem tomar cuidado com fogueiras ao acampar ou em trilhas, uma vez que a vegetação está seca, assim como o clima, o que facilita a rápida propagação do fogo.