Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Moradores de Paraty salvam filhote de baleia encalhado em praia

Tamoios News

Um filhote de baleia da espécie Cachalote foi flagrado nadando bem próximo a praia Deserta, em Paraty(RJ), nesta segunda-feira(1º).

O filhote acabou encalhando na praia e os moradores entraram na água para ajudar o animal a retornar em direção ao alto mar. O filhote teria se aproximado da praia na busca por alimentos.

A baleia Cachalote (Physeter macrocephalus) é considerada um dos maiores mamíferos com dentes do planeta. Os machos desta espécie podem alcançar até 20 metros de comprimento e pesar até 45 toneladas, enquanto as fêmeas, geralmente menores, atingem 17 metros e peso de 14 toneladas.

Veja as imagens:

 

https://youtu.be/9BQK1FKUUEc

Litoral Norte

O Projeto Baleia à Vista com sede em Ilhabela e coordenado pelo pesquisador Júlio Cardoso tem registrado a passagem de várias baleias  pela região nos últimos dias. No  fim de semana foram avistadas duas jubartes e uma baleia de Bryde. A temporada de passagem de baleias pelo Litoral Norte começa agora em junho e segue até setembro. As baleias cruzam a região em direção à Abrolhos, no litoral sul da Bahia, para procriação.