Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Tamanduá-mirim é resgatado por Policiais Ambientais

Tamoios News

Hoje 13/9, Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre, foram solicitados para resgatar um animal silvestre que estava em uma residência, no bairro Massaguaçu, no município de Caraguatatuba.
No local a equipe de policiamento ambiental constatou se tratar de um “ tamanduá-mirim ” adulto, que estava acuado no quintal pelo cachorro da residência.
Utilizando técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, os policiais ambientais conseguiram resgatar o animal sem causar ferimentos e em razão de estar em condições salubres foi restituído em seu habitat natural, no interior do Parque Serra do Mar de Caraguatatuba.

O tamanduá-mirim é frequentemente ameaçado por outras ações do homem, direta ou indiretamente, como os atropelamentos em rodovias próximas ao seu ambiente natural e ao ataque de cães.
O grande problema é que, em função de seus baixos níveis metabólicos, o tamanduá-mirim tem longos períodos de gestação que duram cerca de 130 a 150 dias e um número reduzidos de crias, daí a preocupação constante com o seu bem estar.

Os tamanduás-mirins comem formigas e cupins que são localizados pelo odor. O focinho comprido do tamanduá, serve para farejar e alcançar seu alimento nos buracos. Eles também gostam de mel e das próprias abelhas.
Em função de seus hábitos noturnos, dificilmente é visto de dia. São essencialmente solitários, só encontram um par na época do acasalamento.

Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar  pelo telefone (12)3886-2200