Cidades Ubatuba

Vídeos: Caiçaras “expulsam” da praia veranista que rompeu bloqueio em Ubatuba

Os abusos continuam ocorrendo em praias do Litoral Norte. Veranistas, que fugiram de suas cidades de origem, para cumprir a quarenta nas cidades do Litoral Norte, continuam desrespeitando as determinações e frequentando as praias.

São comuns os registros feitos por moradores e caiçaras de veranistas nas praias durante a quarentena imposta pelo estado e prefeitura.  A cena tem sido bastante comum, principalmente, em praias da costa sul de São Sebastião, como Baleia, Maresias e Guaecá.

Ontem, a prefeitura de São Sebastião decidiu agir com rigor na praia da Baleia onde muitos veranistas aproveitavam o dia. Caminhões, máquinas e viaturas da GCM(Guarda Civil Municipal) percorreram a praia para tirar os veranistas do local. Confira no vídeo enviado pelo morador José Eduardo dos Santos:

Ontem, domingo(5), ocorreu um fato absurdo no acesso até a praia de Picinguaba, na costa norte de Ubatuba. O acesso foi fechado com uma corrente pelos moradores, para impedir a entrada de visitantes e com isso, evitar que o vírus chegue à comunidade tradicional de caiçaras.

Um turista decidiu romper a corrente e ir até a praia. O sujeito acabou se dando mal pois os moradores foram atrás dele e obrigaram a retornar.

Desde o início de março várias comunidades caiçaras bloquearam os acesso até suas praias para impedir a chegada do Covid-19. Uma atitude sensata, com o objetivo de evitar que a doença chegue até a comunidade.

Além disso, todas as prefeituras “fecharam” suas praias para evitar aglomerações. A medida valerá enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Confira as imagens divulgadas pelo Coletivo Caiçara: