Caraguatatuba Cidades

Vídeos/Fotos: Confira detalhes da operação deflagrada pela Policia Federal no Litoral Norte

Tamoios News

A Operação “Código de Ética” deflagrada na manhã desta terça-feira(11), pela Polícia Federal em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba está sendo considerada como a maior ação de combate ao tráfico de drogas já realizada no Litoral Norte.

 

Trata-se de uma ação coordenada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Federal, com apoio das policiais civil e militar. Até helicóptero e cães farejadores estão sendo utilizados na operação, que recebe o nome “Código de Ética” por envolver advogados supostamente ligados as organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas na região.

Delegados da Polícia Federal e Civil, comandante da PM e representantes do MP

A operação teve início às 3h30 da madrugada e envolve cerca de 100 homens das policiais federal, civil e militar, no cumprimento de 48 mandados de prisão e 63 de buscas e apreensão em toda a região e ainda em Taubaté e Campinas.

Coordenação da operação na sede da PM em Caraguatatuba

As ações tiveram início às 3h30 da madrugada. Uma das primeiras pessoas detidas foi o vereador e advogado de Caraguatatuba, Flávio Nishiyama. Ele foi detido em sua casa, não ofereceu resistência à prisão e foi levado diretamente para a sede da Polícia Federal, em São Sebastião.

Vereador e advogado de Caraguatatuba, Flávio Nishiyama preso na operação

A Polícia Federal esteve na Câmara Municipal de Caraguatatuba, segundo consta, para apreender computadores e documentos no gabinete do vereador. Não conseguimos contato com o vereador ou sua assessoria para que se manifestassem sobre a ação deflagrada pela Polícia Federal.

Com autuação do Baep(Batalhão Especial de Operações da Polícia Militar), de cães farejadores e da polícia civil foi presa uma mulher no bairro da casa Branca. Foi localizado um quilo de maconhada na residência, mas o marido assumiu a posse da droga. O mandado de prisão era para a mulher, que segundo consta, liderava o tráfico no bairro.

Movimentação na delegacia de Caraguatatuba foi intensa na manhã desta terça(11)

Em Caraguatatuba, a operação tem duas bases, a delegacia central e a sede do 20º BPMI(Batalhão da Policia Militar), local onde foi iniciada a operação. O delegado federal Gilberto Antonio de Castro coordena as ações no 20º BPMI. O delegado seccional Múcio Alvarenga que esteve na ação desde às 3h30 informou apenas que trata-se de uma operação comandada pela Polícia Federal que contou como apoio das polícias militar e civil.

Caros de luxo foram apreendidos na operação

Droga apreendida no Casa Branca, em Caraguatatuba

Foram presas várias pessoas, aprendidos dinheiro e carros de luxo. A Polícia Federal dará uma coletiva mais tarde para informar e divulgar o resultado da operação. Representantes do Ministério Público estadual também devem participar da coletiva, ocasião em que, serão dados detalhes sobre a operação “Código de Ética” e as pessoas detidas na manhã desta terça-feira(11).

dinheiro de droga apreendido na operação

Várias pessoas foram detidas durante a operação, entre elas, um homem e uma mulher, que segundo consta, lideravam o tráfico em Caraguatatuba. Os nomes não foram divulgados, mas o homem preso é conhecido como “01”, supostamente, o líder do tráfico na cidade.