Cidades Ilhabela

Vídeos: Tubarão-baleia é avistado em Ilhabela

Tamoios News

O morador de Ilhabela, Eleandro Buziano flagrou na praia da Armação, em Ilhabela, um tubarão baleia, durante um passeio de lancha. O tubarão-baleia é considerado o maior peixe vivo.

Esta espécie pode alcançar até 12 m de comprimento e peso de 12,5 toneladas e aparência semelhante à de uma baleia. O tubarão-baleia (Rhincodon typus) caracteriza-se por uma cabeça achatada e boca grande, cuja abertura pode atingir até 1,5 m, quase a largura total de seu corpo.

Ele se alimenta por filtração e o único membro existente da família Rhincodontidae e do gênero Rhincodon, que pertence à subclasse Elasmobranchii. Segundo Eleandro o tubarão-baleia foi visto acompanhando um cardume de tubarão cabeça chatas.

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, um tubarão desta espécie foi visto por pescadores da ilha há duas semanas. Ele acredita que pode ser o mesmo avistado  por Eleandro, neste domingo(26).

Cardoso disse que nos últimos anos ocorreram vários registros no litoral norte/Ilhabela no período de março/abril.
“Aparentemente, eles vem para perto da costa/costões atrás de cardumes de pequenos peixes que se acumulam nesta época. Em geral, eles mantém uma especie de rota passando por Ilhabela e subindo pelo litoral ate o Rio, depois seguem para mar aberto”, contou Cardoso.

Segundo ele, o Tubarão-baleia e’ o maior peixe existente, e’ super pacifico, não tem dentes, suga os cardumes para se alimentar e nada lentamente.

 

Confira o vídeo feito por Eleandro Buziano: