Cidades Notícias

Coluna ‘Momento Psico’ abordará temas sobre saúde mental

Preocupado em levar informações relevantes e necessárias sobre a saúde mental aos leitores, o Portal Tamoios News publicará semanalmente uma coluna sobre fatores psicológicos que devem ser esclarecidos e divulgados para uma melhor qualidade de vida. 

A coluna intitulada “Momento Psico” será assinada por Alessandro Marcel de Carvalho, de 48 anos, funcionário público do Estado e também psicólogo formado em 2019 pela Universidade Anhanguera, polo São José dos Campos.

Marcel, que nasceu em Santo André, atua em Caraguatatuba realizando atendimento clínico particular, presencial e online, com foco em psicoterapia breve, orientação para concursos e aplicação de testes para adultos, adolescentes e casais.

Neste espaço, o profissional de psicologia dará ênfase em esclarecer e divulgar assuntos que abordem a saúde mental, conceituada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para sua comunidade.

Leia a seguir o texto de estreia da coluna:

Outubro Rosa

Outubro é o mês que caracteriza a prevenção e a conscientização do câncer da mama.

E você sabe onde tudo começou?

Começou nos Estados Unidos na década de 90. O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no mês de outubro em Nova York onde houve uma corrida em prol ao câncer da mama e desde então todos começaram a usar o laço rosa como referência tomando uma grande proporção até os dias de hoje.

Tipos de tratamento

O tratamento depende da fase em que o câncer se encontra. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Importância da Psicoterapia

Além do tratamento clínico é de extrema importância a pessoa também passar no psicólogo, pois ele ajudará nas questões psicológicas tais como:

– Melhor ajustamento e enfrentamento da doença;
– Redução na ansiedade e depressão;
– Melhora na diminuição dos sintomas;
– Apoio a família;
– Bem estar emocional do paciente.

Gostaram da informação?

Toda semana estarei postando algo relacionado com a parte psicológica de uma maneira fácil e breve de se entender.

Siga-me no Instagram: psicomarcel73

Alessandro Marcel de Carvalho
Psicólogo
CRP – SP 06/167597