Cidades Notícias Ubatuba

Com videoaulas e catálogo virtual, projeto fortalece o artesanato tradicional em Ubatuba

Idealizado pelo Instituto Capiá, o projeto “Raízes que Tecem” tem como objetivo fortalecer a produção artesanal e a articulação de núcleos produtivos de artesãs e artesãos de quatro comunidades tradicionais de Ubatuba: Camburi, Quilombo da Caçandoca, Quilombo da Fazenda e Quilombo do Sertão de Itamambuca. O projeto foi contemplado em 2019 no edital da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural de Incentivo ao desenvolvimento da economia criativa.

O projeto aprofundou na identificação de artesãs e artesãos, na troca de saberes e fazeres que envolve as técnicas de produção e a especialidade de cada comunidade, no fortalecimento em rede da prática artesanal e na ampliação da visibilidade da riqueza cultural presente nessa produção, valorizando as mestras e os mestres do artesanato tradicional.

As ações do Instituto Capiá se pautam no estímulo à partilha de conhecimentos, na vivência e na troca intergeracional, no entanto, em decorrência do isolamento social ao qual estamos submetidos devido ao Covid-19, as ações foram adaptadas ao modelo virtual.

Videoaulas

Os processos de produção artesanal foram registrados a fim de serem visualizados pelas comunidades envolvidas e demais interessados. Ao todo foram registrados 14 processos de confecção de artesanatos que representam a identidade cultural das comunidades tradicionais. Alguns vídeos registram a produção de artesanatos que atualmente poucos artesãos e artesãs realizam no município.

Confira os vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCVS2URwDbcVUPTRJNljYHAA/videos

Catálogo virtual

Foi realizado um levantamento das artesãs e dos artesãos das comunidades e o registro de suas produções. Com o objetivo de fortalecer o escoamento dos produtos foi construído um Catálogo Virtual onde é possível conhecer a produção artesanal e contatar diretamente os produtores para a aquisição das peças artesanais.

Acesse o catálogo completo: https://www.institutocapia.org/artesanato-em-rede

Documentário

O documentário Raízes que Tecem retrata a singular e rica produção artesanal presente nas comunidades tradicionais quilombolas e caiçaras de Ubatuba, sua relação com o território e os desafios e conquistas para permanecer em suas terras de origem.

A partir da fala de artesãs e artesãos, e de moradoras e moradores tradicionais é possível conhecer a respeito do modo de vida atual e passado, da produção artesanal, das matérias primas e manejos sustentáveis realizados para confecção dos artesanatos. Cenário esse que articula um rico universo de práticas e fazeres particulares desses povos da floresta.

Esses saberes e práticas possuem uma ligação orgânica com o território. Desde a construção da rodovia Rio-Santos, esses territórios tradicionais passaram a ser impactados de maneiras distintas, gerando processos violentos de opressão e expulsão territorial. Diante disso, essas comunidades estão se organizando e nos últimos anos vêm conquistando importantes ferramentas que têm garantido a permanência nos territórios de origem. E possuindo o território assegurado, garante-se também a preservação dos saberes e fazeres tradicionais.

O documentário pretende abordar esse rico e sensível universo cultural, os desafios enfrentados e o histórico de luta dessas comunidades em seus territórios.

Assista ao documentário na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=HquuwejMVkQ&feature=youtu.be

*Fonte: Instituto Capiá