Cidades Notícias Ubatuba

Começa a vacinação contra a Covid-19 em Ubatuba

Tamoios News

A Vigilância de Saúde da Prefeitura de Ubatuba recebeu no início da tarde desta quinta-feira, 21, um total de 840 doses da vacina contra a Covid-19.

Terezinha do Rosário Patrocínio Araújo, de 56 anos, técnica de enfermagem da clínica intermediária da Santa Casa de Ubatuba, moradora da Lagoinha, foi a primeira pessoa do município a receber a vacina desenvolvida em parceria entre a Sinovac e o Instituto Butantan. “É uma emoção muito grande participar deste momento histórico e saber que a vacina chegou e daqui a algum tempo vamos poder nos abraçar. É a cura chegando”, afirmou Terezinha.

“Nossos profissionais vêm trabalhando bravamente. Muitos funcionários adoeceram, tivemos uma perda, mas agora estamos com a esperança renovada e felizes com a chegada da vacina”, comemorou Luiz Fernando da Cruz, superintendente hospitalar.

“Para nós é um dia de muita esperança no enfrentamento à Covid-19”, destacou a prefeita Flávia Pascoal (PL). “Hoje começamos a vacinação na Santa Casa, com os profissionais que estão na linha de frente. Na sequência serão vacinados os funcionários do posto de coleta para exames, do pronto atendimento na Cícero Gomes, do pronto atendimento da Maranduba, indígenas das aldeias, idosos do Lar Vicentino, pessoas com deficiência vivendo em residências inclusivas e também trabalhadores dos cemitérios”, acrescentou a prefeita.

A vacinação será aplicada de maneira conjunta pelas equipes da secretaria municipal de Saúde, da Santa Casa, da saúde indígena e do Lar Vicentino de idosos. Todas as 840 doses serão aplicadas. Conforme a disponibilidade de novos lotes da vacina, será aplicada a segunda dose da vacina após 21 dias da primeira dose.

Calendário de vacinação

Ainda não há previsão de calendário detalhado de convocação dos demais grupos da população-alvo. Novas doses da vacina estão sendo fabricadas e, aos poucos, serão disponibilizadas.

A secretaria de Saúde de Ubatuba alerta que ainda não é possível ir aos postos de saúde para tomar a vacina. A população será convocada amplamente tanto pelos canais oficiais da Prefeitura de Ubatuba quanto pela mídia local e regional no devido momento, quando mais doses forem disponibilizadas.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba