Cidades Notícias Ubatuba

Começa agendamento de vacina contra a Covid-19 para idosos de 65 e 66 anos em Ubatuba

Tamoios News

A partir desta quinta-feira, 22 de abril, começa a vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 65 e 66 anos de Ubatuba. Mas atenção: a rotina foi modificada e, agora, as equipes de Estratégia de Saúde da Família vão entrar em contato com cada paciente para agendar a melhor data e horário para a imunização, que poderá ser feita em domicílio ou na unidade e não apenas em domicílio.

A mudança foi decidida pela secretaria de Saúde após reunião realizada com enfermeiros dos postos que relataram dificuldades na localização dos pacientes em seus domicílios, acarretando em atrasos na imunização. A medida também evita filas e aglomerações nas unidades.

“A alteração busca otimizar recursos humanos e materiais. A gestão está em constante avaliação das metas e ações traçadas o enfrentamento do Covid-19 buscando sempre melhorar o serviço”, explicou Sheila Barbosa, secretária de Saúde.

Doses da vacina

Até terça-feira, 20 de abril, o município de Ubatuba recebeu um total de 20.086 doses de vacina contra a Covid-19. Para a faixa etária de 65 e 66 anos, foram recebidas 1.630 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz para atender esse grupo.

A secretaria de Saúde informa que aguarda resposta do governo estadual em relação à solicitação de doses extras para complementar a vacinação de idosos das faixas etárias já contempladas (de 67 anos ou mais).

Também já foi solicitado ao Estado autorização para mudar a estratégia de vacinação por faixa etária exclusiva. Dessa maneira, o município terá autonomia para utilizar doses recebidas para terminar a vacinação de idosos que ficaram sem doses.

A secretaria de Saúde reforça a importância de que cada idoso realize previamente seu cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ Esse registro não é obrigatório, porém agiliza a vacinação.

Para usuários do SUS que não são acompanhados por agente comunitário de saúde, que são residentes novos ou que mudaram de endereço e necessitam atualizar seu cadastro, a secretaria recomenda preencher formulário disponível no link: https://cutt.ly/axuDC0Q

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba