Litoral Norte Notícias

Começa dia “D” contra febre amarela na região

Tamoios News

Os quatro municípios se mobilizam para eliminar o Aedes aegypti do Litoral Norte 

 

As cidades do Litoral Norte estão mobilizadas para realizar o dia “D” contra a febre a amarela durante todo o sábado (17). Postos estarão abertos neste sábado, além de mutirões combinados imunizam contra febre amarela e orientam sobre o combate ao Aedes aegypti.

Em Ubatuba, a Prefeitura alerta população para proximidade de casos de febre amarela. A recente confirmação de casos de febre amarela silvestre em macacos mortos nas cidades de Igaratá, Taubaté e Jacareí, no Vale do Paraíba, e de um óbito humano em decorrência da doença em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, indicam que a doença se aproxima e aumenta a situação de risco no município.

Frente a isso, a secretaria de Saúde de Ubatuba anunciou a intensificação da vacinação volante, de porta a porta, e da mobilização junto à sociedade, em contato com lideranças comunitárias, e pelos meios de comunicação locais, bem como das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a doença em meio urbano. A meta de vacinação na cidade é de 95% da população, o que corresponde a cerca de 85,5 mil pessoas a vacinar.

“Já temos aproximadamente 38 mil vacinados e, descontando os casos de contraindicação, ainda há 50 mil pessoas a serem imunizadas para atingir a meta”, explica Patricia Machado Sanches, supervisora de Vigilância em Saúde.

O secretário de Saúde, Roberto Tamura, enfatiza que a vacinação é a única garantia contra a doença: “A febre amarela mata. A possibilidade de um indivíduo infectado evoluir para a forma grave da doença é muito maior que a possibilidade de ter reação à vacina. Por isso, é importante que todos os que não tenham contraindicação tomem a vacina, que está disponível em 25 postos de saúde da cidade. É prevenir para não remediar”.

Por isso, hoje, a vacinação acontece em cinco locais fixos da cidade, das 8h às 17h, incluindo uma tenda no Calçadão do Centro, e as unidades de saúde dos bairros Perequê-Açu, Ipiranguinha, Perequê-Mirim e Sertão da Quina. Além dos postos fixos, duas equipes combinadas de Estratégia de Saúde da Família e Vigilância em Saúde concentrarão a vacinação volante porta a porta na região Norte, desde a divisa com o Rio de Janeiro até onde conseguir chegar. Moradores dessas regiões devem ficar atentos e aproveitar a oportunidade para proteger-se contra a febre amarela.

Baixa procura – Em Ilhabela, os esforços são para reverter a baixa procura. Até o momento foram vacinadas 12,6 pessoas no arquipélago, mas a meta são 26 mil. A Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica realizam o dia “D” da vacinação contra a Febre Amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A campanha acontece desde o dia 25 de janeiro na cidade e segue as orientações e recomendações da Secretaria Estadual de Saúde.

“No primeiro dia de campanha as unidades atenderam das 7h às 19h; no dia 2 de fevereiro, feriado municipal, os postos ficaram abertos; as vacinas ocorreram também nos dias de horário estendido nas unidades da Barra Velha, Alto da Barra, Itaguaçu e Água Branca. Apesar de todas essas ações ainda não chegamos próximo da nossa meta que é de vacinar 26 mil pessoas”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A baixa procura da vacina gera preocupação. “O vírus já se encontra na região do Vale do Paraíba, podendo chegar rapidamente ao Litoral Norte. Pedimos a população de Ilhabela para que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina, que é a melhor forma de prevenção contra a Febre Amarela”, disse Marco Antônio Gênova, secretário da pasta.

Não há casos confirmados ou suspeitos da doença no município. A campanha é preventiva e destinada para a população a partir dos nove meses de idade.

A vacina não é recomendada para mulheres que amamentam bebês menores de seis meses, crianças menores de nove meses, gestantes, pessoas com câncer, em quimioterapia, radioterapia ou transplantados; pacientes utilizando corticoide, com baixa imunidade ou com alegria grave a ovo. Exceções para pessoas nestas condições que necessitem viajar para áreas endêmicas.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes contaminados com a doença, que é de alta gravidade.

Carro de som – Em mais uma ação para aumentar o número de imunizados contra a febre amarela no município, a Prefeitura de Caraguatatuba colocou um carro de som para chamar a população para ser vacinada contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde realiza hoje um mutirão em todas as regiões da cidade. Este será o último dia da campanha.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os bairros Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro, além dos Residenciais do Getuba, Pereque-Mirim e Pegorelli, contarão com pontos de vacinação para a população. Atualmente 27.707 pessoas foram imunizadas. O mutirão deste sábado contará com pontos estratégicos para a aplicação, espalhados pela região Norte, Sul e central do município.

Os médicos das UBSs de Caraguá darão suporte durante o mutirão de vacinação contra a febre amarela, que será realizado no dia 17/02, sábado. Eles estarão presentes nas unidades para avaliar casos de risco-benefício da imunização, principalmente em idosos.

Documento – Para se vacinar em São Sebastião é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH) ou certidão de nascimento, no caso de crianças.

Segundo a Secretaria da Saúde (Sesau), estarão disponíveis para vacinação nove pontos, distribuídos pelo município em locais de fácil acesso à população, e abertos exclusivamente para aplicação das doses. As unidades iniciarão o atendimento a partir das 8h e ficarão abertas até as 16h30.

A Sesau ressalta que as equipes de saúde que estarão presentes nos postos de vacinação estão preparadas para fazer a avaliação e indicar ou contraindicar a vacina.

Fotos: Divulgação

Sintomas – Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a Febre Amarela.

Quem não pode tomar a vacina? Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica prévia. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada por um enfermeiro, antes da vacinação e ali será avaliado se o idoso deve ou não ser imunizado.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados. Gestantes só tomam a vacina em caso de viagem para área de risco.

Como a vacina funciona? Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.

Elimine o Aedes aegypti de sua casa
:
– Bebedouros de água de animais;
– Reservatório de água do refrigerador ou do climatizador;
– Baldes e regadores;
– Porta escova de dentes;
– Latas de óleo e tinta e restos de materiais de construção.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.