Caraguatatuba Cidades Notícias

Comedouro de aves do Parque Estadual da Serra do Mar atrai mais de 40 espécies em Caraguatatuba

Tamoios News
Foto: Cayo Mora/PESM

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, possui o projeto de observação de aves em vida livre, por meio do comedouro.

No local é disponibilizado trilha com guias especializados e acessível para pessoas com deficiência. Através do comedouro, são ofertadas várias frutas para atração das aves e também complementar a alimentação dos pássaros. A localização do comedouro permite, inclusive, que pessoas com deficiência também consigam apreciá-las, pois faz parte do trecho acessível da unidade.

O comedouro chega a atrair mais de 40 espécies de aves, como saí-azul, saíra-sete-cores, tiê-sangue, periquito-rico e até mesmo benedito, um pica-pau colorido que chama a atenção por onde passa.

A bióloga e monitora ambiental do PESM, Vanessa Trally Bard, explica que o comedouro é abastecido diariamente com frutas para atração das aves da região. “É uma ótima forma de educação ambiental, e incentivamos ainda a prática da observação de aves, que tem milhões de praticantes ao redor do mundo, e por isso queremos mostrar o quanto Caraguatatuba tem potencial para isso”, destaca.

As visitas devem ser agendadas, informando data, horário e a quantidade de pessoas que desejam conhecer. Mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/

Sobre o Parque

O Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar, na época de sua criação. A área do núcleo era categorizada como Reserva desde o ano de 1956.

Seis anos mais tarde, a reserva foi transformada no Parque Estadual de Caraguatatuba, ampliando seus limites. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar, sendo esta uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo.

O Parque está localizado na Rua Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro, telefone 3882-5999.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba