Caraguatatuba Cidades Notícias

Covid-19: Caraguatatuba tem média de quase 2 mortes por dia em abril

Tamoios News
Hospital Regional do Litoral Norte

O município de Caraguatatuba já confirmou 31 óbitos por covid-19 desde o início do mês de abril, o que significa uma média de quase 2 mortes confirmadas por dia. 

Em 31 de março, já haviam sido registradas no total 265 mortes pela doença desde o início da pandemia. Nesta sexta-feira (16), a cidade chegou a 296 óbitos.

Nas duas primeiras semanas de abril, foram confirmados em Caraguatatuba 1.281 novos casos de covid-19. Até o momento, a cidade contabiliza 14.468 casos.

O boletim desta sexta-feira (16) aponta 95% de ocupação de leitos de UTI e 50% de ocupação de leitos de enfermaria.

A taxa de ocupação de UTI no município se mantém alta desde março. Em abril, dos 11 boletins divulgados até agora, 9 apresentaram ocupação de UTI acima de 90%.

Mesmo assim, o decreto municipal em vigor que trata das restrições às atividades econômicas e sociais não segue as regras da Fase Vermelha decretada pelo governo do Estado.

Um exemplo é a permissão para consumo dentro de restaurantes, proibido pelo Estado nesta fase, mas liberado pelo município, desde que respeitada lotação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento, além de outros protocolos. 

A Promotoria de Justiça encaminhou ofício para a prefeitura na  última segunda-feira (12), solicitando explicações sobre a decisão de expedir decreto municipal em dissonância com o Plano SP, com fundamento nos relatórios técnicos da secretaria de saúde sobre a situação da pandemia na cidade. O prazo para resposta é de cinco dias, e ainda está correndo.

A Prefeitura de Caraguatatuba disse que “recebeu apenas um ofício questionando os fatos que motivaram a medida adotada na cidade” e que “o mesmo já foi respondido ao Ministério Público”.

*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News