Cidades Notícias

Da região costeira até a Antártida: conheça as pesquisas da USP sobre os oceanos

Tamoios News
O navio de pesquisas da USP Alpha Crucis conta com guinchos eletromecânicos e de pesca e geologia, além de arco de popa com capacidade para dez toneladas. (Foto: Chico Vicentini)

Estudar os oceanos não é uma tarefa simples: os ecossistemas marinhos têm aspectos que englobam, ao mesmo tempo, as áreas da biologia, física, geologia e química. Para abranger toda essa complexidade, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP desenvolve pesquisas transversais que vão desde a zona costeira até o mar profundo. São mais de 50 pesquisadores dedicados à compreensão do oceano que cerca a costa brasileira e as pesquisas produzidas podem ser conferidas no novo vídeo da instituição disponível no Canal do IO no Youtube.

No vídeo, é possível ter um panorama geral de todas as atividades do IO, que foram divididas em nove capítulos: Zona Costeira, Plataforma Continental, Margem Equatorial Brasileira, Talude – Mar Profundo, Oceano e Clima, Oceano Atlântico, Ilhas Oceânicas, Antártica e Programas Internacionais.

No capítulo Zona Costeira, são apresentados os trabalhos do Instituto voltados para a costa centro-sul do litoral brasileiro, como o monitoramento das mudanças climáticas, a conservação das praias, a preservação de mamíferos marinhos e o desenvolvimento sustentável da pesca. Em Plataforma Continental, estão as pesquisas sobre a caracterização geofísica, com investigações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho. Os estudos sobre as áreas de baixa latitude, que compreendem a região norte do país, estão em Margem Equatorial Brasileira.

Já na metade do vídeo, em Talude – Mar Profundo, informa-se sobre a atuação do IO nas águas profundas, que destaca a busca por recursos minerais no Oceano Atlântico. Em Oceano e Clima estão as pesquisas de acompanhamento das mudanças climáticas, como o estudo sobre as alterações no nível do mar. Ainda em alto mar, os capítulos Oceano Atlântico e Ilhas Oceânicas apresentam a participação do Instituto em parcerias pela preservação do Atlântico, além de ações para a conservação e monitoramento da poluição em ilhas da costa brasileira.

No penúltimo capítulo, em Antártida, fala-se sobre as expedições rumo ao oceano austral, voltadas, principalmente, para pesquisas no Oceano Antártico sobre as modificações no clima. Por fim, são apresentados os programas internacionais dos quais o instituto faz parte, como o Comitê Científico de Pesquisa Oceânica (SCOR), o Comitê Científico de Pesquisas na Antártica (SCAR) e o Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Clique no player abaixo para ver o novo vídeo institucional do IO:

Excelência em pesquisa oceanográfica

O Instituto Oceanográfico da USP atua desde 1946 produzindo pesquisas sobre o litoral brasileiro. Com duas bases no litoral paulista – Base Norte, em Ubatuba, e Base Sul, em Cananéia, além de quatro embarcações próprias e mais de 40 laboratórios de pesquisa em oceanografia biológica, física, química e geológica, o Instituto é referência internacional nos estudos marinhos. Sua sede está localizada no Campus Butantã, na Cidade Universitária, onde também fica o Museu Oceanográfico.

Fonte: Jornal da USP