Caraguatatuba Cidades Notícias

Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) celebrou nesta semana o termo de parceria com a empresa Reciclus, para coleta de lâmpadas fluorescentes, de led e mista, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010.

A partir de agora os três Ecopontos passam a receber lâmpadas de uso doméstico, além também dos comércios Atacadão, Extra e Sodimac. Os produtos devem ser entregues inteiros.

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos, criada pelo Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, assinado em 2014 e tendo como signatários o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os importadores de lâmpadas fluorescentes (Abilumi e Abilux).

Quando o coletor atingir a capacidade completa, a empresa será acionada, para que as lâmpadas sejam coletadas e posteriormente encaminhadas para sua destinação final ambientalmente adequada.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian alerta que “é de extrema importância que o descarte de lâmpada, seja feito de forma correta, por conterem mercúrio em sua composição, e outras substâncias nocivas à saúde e à natureza. Elas não podem ser descartadas no lixo comum, pois vão para o aterro e poluem o meio ambiente”, explica.

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São três Ecopontos instalados na cidade, sendo os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente. No local, também é possível entregar móveis e equipamentos domésticos, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de um metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba