Cidades Notícias São Sebastião

Educação, Cidadania e Livro sobre o Teatro de Grupo no Litoral e Interior

Tamoios News

Repensar o “lugar” do indivíduo no mundo é uma das atribuições dos artistas. Nesse momento de incertezas o Circo Navegador e a Associação Felino seguem propondo ações que refletem sobre memória, cidadania e projetos para o futuro.

No sábado, dia 11 de setembro às 10 horas, em parceria com a ETEC, será realizado um debate sobre cidadania com estudantes e professores. A atividade será transmitida ao vivo pela página do Facebook e pelo canal no YouTube da Associação Felino.

O Circo Navegador auxilia na manutenção da memória do teatro paulista colaborando com a escrita do livro “Teatro de Grupo”. Em parceria com a Rede Paulista de Pesquisa de Teatro de Grupo, estão sendo coletadas informações, registros e históricos do teatro de grupo do interior e litoral do estado de São Paulo.

A cidadania e teatro se fazem coletivamente e para alcançar bons resultados, são necessários bons projetos que dão sustentação a boas iniciativas. Nesse sentido, a produção de conteúdo digital nas redes sociais do Circo Navegador tem ajudado artistas e produtores de cultura do Litoral Norte a se prepararem para os desafios que se apresentam nesses tempos difíceis que estamos enfrentando.

Cidadania um exercício contínuo

A Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, promove o exercício de cidadania e participação popular de estudantes e educadores, a partir de reuniões virtuais com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook. O intuito é impactar na vida de pessoas que assumam a responsabilidade da cidadania e alcancem a emancipação, por meio de debates plurais e representativos, sobre temas urgentes que impactam na vida da população.

Uma série de vídeos de estímulo à reflexão, acerca da cidadania, serão publicados diariamente no canal YouTube da Associação Felino, para instrumentalizar os participantes do debate do dia 11 de setembro. As temáticas dos primeiros vídeos são: Participação Popular, Democracia, Engajamento, Estado, Orçamento e República. Para se manter informado e sugerir temas a serem abordados no projeto acesse e preencha o formulário:
https://forms.gle/noQF8756Q4gr48wC8.

Quer participar do livro sobre teatro de grupo?

A Associação dos Artistas Amigos da Praça e a SP Escola de Teatro convidaram uma rede de pesquisadoras e pesquisadores de teatro do litoral e interior do estado de São Paulo, com objetivo de mapear grupos de teatro com atividade continuada que se pautam por: relações democráticas, processos colaborativos, criação partilhada, enraizamento comunitário e formação.

Como resultado dessa pesquisa será publicado o livro “Teatro de Grupo – interior e litoral de São Paulo”. Essa iniciativa já conta com uma publicação da edição do livro sobre os grupos da capital e grande São Paulo que pode ser acessada no link spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias.

Os grupos do Litoral Norte interessados em participar dessa pesquisa e da publicação podem entrar em contato com o Circo Navegador pelas redes sociais ou pelo e-mail producao@circonavegador.com.br. Cada grupo será convidado a analisar a sua trajetória e forma de produção e escrever sobre: histórico, influências, parcerias, processos de criação e função do teatro.

Para que servem os projetos?

Projeto de vida, projeto profissional, projeto da casa, projeto de futuro… enfim, o ser humano passa a vida fazendo projetos. Cada indivíduo se encontra em uma linha que o trouxe do passado para o presente e tenta traçá-la em direção ao futuro desejado. Para isso segue projetando as possibilidades e criando condições de realizá-las.

O Espaço Cultural Circo Navegador é um bom exemplo da criação, captação de recursos, produção e gestão de projetos. As pessoas interessadas em arte, cultura e cidadania podem acompanhar as postagens sobre viabilização de sonhos pelas redes sociais do Circo Navegador e inscrever-se nos cursos de produção cultural. Nas postagens serão encontradas sempre boas dicas e nos cursos ferramentas preciosas para a conquista de recursos e para a gestão de projetos. Preencha o formulário e declare suas áreas de interesse https://forms.gle/azUWLq8aBh9M7D7a8 ou receba informações pelo grupo do Whatsapp https://chat.whatsapp.com/BRM5Wyve0GtEx19OABs2up.

Quer apoiar o Circo Navegador?

Neste momento de pandemia, mantemos nossas atividades de forma continuada, por meios digitais e gratuitamente. Ajude a manter esse projeto contribuindo na campanha de financiamento coletivo no www.apoia.se/CircoNavegador

SERVIÇO

Debate sobre cidadania com estudantes e professores da ETEC
Data: 11 de setembro
Horário: 10 horas
Local: ONLINE no canal Associação Felino
youtube.com/channel/UCzGi4oMLpeeCV1BibFwsT3w e na página do Facebook
facebook.com/associacaofelino