Cidades Notícias Ubatuba

Ex-prefeito de Ubatuba confirma conversas para assumir gestão do Píer Saco da Ribeira

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi / Arquivo

Após rumores de que o ex-prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD) poderia vir a ser nomeado para o cargo de gestor da Ilha Anchieta ou do Píer Saco da Ribeira, a reportagem do Tamoios News questionou a Fundação Florestal e o próprio Sato.

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, responsável pela Ilha Anchieta e pelo Píer Saco da Ribeira, não se manifestou até o fechamento desta matéria. 

Já o ex-prefeito Sato, por telefone, confirmou a possibilidade de sua nomeação para gestão no órgão estadual, mas esclareceu que não há nada oficial até o momento.  “Na verdade, está havendo uma cogitação, conversas, eu tive até convite realmente, mas não é nem da Ilha Anchieta, talvez seria da administração do Píer, mas não tem nada oficial.”

Píer Saco da Ribeira. (Foto: Arquivo)

“Houve sim, alguma conversa nesse sentido, de haver um convite, mas não está nada oficial”, reforçou Sato.

A reportagem perguntou ao ex-prefeito qual a sua opinião sobre sua possível nomeação como gestor do Píer. “Acho que todo convite é muito bem-vindo. Eu sempre olhei com bons olhos essas questões relacionadas ao Estado, o Píer, a própria Ilha Anchieta, então vejo com bons olhos sim. E a gente sendo da cidade, estando ali, isso acaba facilitando bastante o diálogo entre as marinas, entre os pescadores, entre a comunidade local, os tradicionais, acho que isso é importante. O Estado precisa realmente estar presente em todas as circunstâncias. Eu acho que se caso ocorresse isso, nem que não fosse eu, que fosse outro da cidade, é importante sim, para ter esse elo entre Estado e essas comunidades e segmentos”, respondeu Sato.

No primeiro ano de governo do ex-prefeito de Ubatuba, em 2017, a prefeitura solicitou ao Governo do Estado a aquisição de titularidade de imóveis no Píer Saco da Ribeira e no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA). “Eu pedi que viesse para o município para que nós pudéssemos ter uma articulação com a própria sociedade, para saber o rumo daquilo tendo em vista da forma que está”, comentou o ex-prefeito. Na época, o Estado não respondeu aos ofícios.

Nas eleições municipais de 2020, Sato  teve o registro de candidatura indeferido por improbidade administrativa dois dias antes da votação. Mesmo barrado na Lei da Ficha Limpa, recebeu 13.466 votos, que foram computados como “anulados sub judice”. Uma diferença de 756 votos da prefeita eleita, Flávia Pascoal (PL), que obteve 14.222 votos válidos.

Sato comentou sobre o que tem feito depois que deixou a prefeitura de Ubatuba. “Eu sou advogado, estou retornando às minhas atividades de advogado”, contou. Ele mencionou, ainda, que está envolvido em uma seleção para um projeto do Sebrae e da FGV.

Carlos Roberto Paiva da Silva. (Foto: Renata Takahashi / Arquivo)

O atual gestor do Píer Saco da Ribeira é Carlos Roberto Paiva da Silva, biólogo e funcionário  efetivo da Fundação Florestal desde 1988. Ele é responsável pela gestão do Píer desde 2012. Atuou no processo de licenciamento do local junto à Prefeitura Municipal, Cetesb e Marinha do Brasil. Também atuou na descontaminação do solo realizada no interior da área do Píer. O gestor trabalhou por vários anos no setor de licenciamento do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN). E desenvolveu cursos referentes ao reconhecimento dos estágios sucessionais da vegetação para a Polícia Ambiental  e estudantes de escolas públicas no PEIA.

*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News