Cidades Notícias São Sebastião

Ex-prefeito João Siqueira é homenageado pelos 20 anos de restauração da Igreja Matriz

Tamoios News
Foto: Luciano Vieira/CMSS

O vereador Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) prestou homenagem ao ex-prefeito de São Sebastião, João Siqueira, pelos 20 anos de restauração da Igreja Matriz, com a entrega de Moção de Aplausos e Reconhecimento na sessão da última terça-feira (14).

Em sua moção, Teimoso ressaltou que a obra recuperou a estrutura da igreja e contribuiu para descobertas arqueológicas importantes para o município e o País por se tratar de um patrimônio histórico.

Durante a homenagem, o vereador frisou os avanços e obras essenciais realizadas na gestão de Siqueira nas áreas da Educação e Saúde, a exemplo do Hospital de Clínicas, e no saneamento básico, “o maior da história de São Sebastião, mas as pessoas não falam disso”, disse Teimoso, concluindo: “o senhor nos deixou um bem comum que foi a reforma da nossa igreja, que foi no seu governo”.

Ao agradecer pela homenagem, João Siqueira afirmou que foi “um dever como prefeito e como cidadão. Também não sou daqui, mas estou fazendo 60 anos de São Sebastião. Me considero um cidadão dessa cidade”. Ele explicou que, naquela época, “realmente a igreja estava interditada, podia cair e pessoas serem feridas”.

Com o apoio da Petrobras, Volkswagen e Prefeitura foi possível, por meio da Lei Rouanet, viabilizar o restauro total da Igreja Matriz. “Essas coisas que se fazem durante as gestões são sempre com a ajuda de muita gente”, destacou o ex-prefeito que estendeu a homenagem a todos os ex- governos.

Igreja Matriz

Localizada no Centro Histórico do município, a Igreja Matriz é um marco na história do povo caiçara, sendo importante símbolo de religiosidade e desenvolvimento da cidade.

Foto: Marcos Bonello/PMSS

Construída entre 1606 e 1630, a Igreja foi erguida com pedra, cal de conchas e óleo de baleia, em estilo jesuítico com composições renascentistas, moderadas e regulares, imbuídas do espírito severo da Contrarreforma, ou Reforma Católica, movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou com o Concílio de Trento em 1545.

O frontão reto, triangular, mostra a transição entre o Renascimento e o Barroco, e a capela-mor – mais estreita – é o modelo mais comum no Brasil colonial. A igreja traz em seu interior imagens dos santos de devoção popular e, de modo especial, a imagem de São Sebastião, que dá origem ao nome da cidade e que, por mais de 400 anos, sai de seu interior para abençoar a cidade todo dia 20 de janeiro.

Entre 1998 e 2000, o templo correu o risco de ruir, sendo totalmente restaurado em 2001. Durante a reforma, foram encontradas imagens de barro cozido emparedadas como a de Santa Luzia, São Brás, Nossa Senhora com Menino e Santo Antônio, descobrindo um valioso patrimônio de arte sacra da região. As imagens integram a exposição e podem ser conferidas no interior da igreja.

Também foram encontrados fragmentos de um Cristo crucificado e de uma imagem de São Sebastião. Atualmente, essas imagens sacras encontram-se na Capela de São Gonçalo, onde funciona o Museu de Arte Sacra.

Fonte: CMSS