Cidades Notícias Ubatuba

Exploração turística da praia da Fortaleza em Ubatuba é alvo de inquérito civil

Tamoios News
Praia da Fortaleza, em Ubatuba-SP. (Foto: Renata Takahashi)

Foi instaurado na quarta-feira (3/2), pela Promotoria de Justiça de Ubatuba, um inquérito civil para apurar a exploração turística da Praia da Fortaleza, sobretudo de sua piscina natural. Fatores como o excesso de turistas transportados por escunas, a degradação ambiental e a falta de estruturas sanitária e de fiscalização de trânsito foram citados em abaixo-assinado feito pela comunidade.

No âmbito do inquérito, o promotor Valter Luciano Leles Junior requisitou informações ao Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, à Prefeitura de Ubatuba, Polícia Militar Ambiental e Marinha. Os dados solicitados envolvem, por exemplo, estudos técnicos para uso sustentável da área, licenciamento das escunas que desembarcam na Praia de Fortaleza e fiscalização para coibir o cometimento de atos ilícitos no local.

Ao instaurar o procedimento, a Promotoria recomendou à Prefeitura de Ubatuba que adote emergencialmente medidas eficazes para a ordenação do turismo por escunas na Praia da Fortaleza e em sua piscina natural, garantindo a sustentabilidade da atividade.

*Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo