Cidades Notícias

Festas dos padroeiros movimentam Litoral Norte em outubro

Tamoios News
Foto: Jean (Pascom)

As Paróquias Nossa Senhora Aparecida, de Ilhabela, Exaltação da Santa Cruz, de Ubatuba, e Santa Terezinha, de Caraguatatuba, celebram seus padroeiros no próximo mês. Mas as novenas em louvor a cada santo iniciam ainda em setembro.

Nesta quarta-feira (22), por exemplo, começa a novena de Santa Terezinha. O Bispo Dom José Carlos presidirá a abertura das festividades na Matriz. As nove celebrações acontecerão às 19h30 e serão transmitidas pelo Facebook @parsantaterezinha. Em 1º de outubro, o Padre Claudio encerra a programação com a Missa em louvor à Santa Terezinha. A procissão sairá da Rua Martin de Sá, 440.

O Convento das Irmãs Servas de Santa Terezinha também vai promover uma festa em honra à Santa Terezinha. O Tríduo acontecerá no Convento que fica localizado no Itatinga, em São Sebastião, entre 28 de setembro e 1º de outubro. Já o dia da padroeira será celebrado na Paróquia São José (Topolândia). O Padre Stanislaw presidirá a Santa Missa, às 19h30.

As festividades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida vão começar em 2 de outubro, com a Missa de abertura da novena na Matriz e seguem até o próximo dia 12, feriado nacional. O tema da novena neste ano é “Com Maria, somos povo de Deus unido pela aliança”. Com o mesmo tema, a Catedral Divino Espírito Santo e a Paróquia São Sebastião também realizam entre 3 e 12 de outubro uma festa dedicada à Santa.

A Paróquia Exaltação da Santa Cruz, de Ubatuba, realizará uma festa em honra a São Francisco de Assis. As festividades vão começar na sexta-feira , 01 de outubro, com a Missa de abertura na Capela São Francisco e seguem até a segunda-feira, 04, dia do padroeiro. A iniciativa do Frei Wilmar Villalba Ortiz, pároco da paróquia Exaltação da Santa Cruz, quer trazer para a liturgia a memória de São Francisco, o santo da paz. O evento contará com o tríduo de São Francisco, a missa em honra ao santo, além da festa social, com o show de prêmios e a cantina do salão da capela.

Além das festividades religiosas e festa social, a programação conta com a 3ª Procicao – uma caminhada com os animais de estimação – que acontecerá no dia 3, a partir das 16h, com saída do trevo dos pescadores, até a capela, onde será dada a benção dos animais. Para participar da Procicão, os organizadores pedem a doação de 1 kg de ração para cães ou gatos. Tudo que for doado será encaminhado às Ongs voltadas à proteção animal.

As Paróquias Nossa Senhora do Amparo, de São Sebastião, e Nossa Senhora das Dores, de Ubatuba, celebraram as festas das suas padroeiras em 14 e 15 de setembro respectivamente. Se você é devoto de algum desses padroeiros, não perca a programação especial em sua Paróquia.

*Fonte: Diocese de Caraguatatuba