Cidades Notícias Ubatuba

Idosos de 68 anos já podem tomar a vacina contra a Covid-19 em Ubatuba

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário de 68 anos inicia nesta segunda-feira, 5 de abril, nas unidades de saúde. Porém, o município recebeu apenas 560 doses, um número inferior ao que é necessário, segundo levantamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outras 800 doses chegaram, mas são destinadas à segunda dose de grupos anteriores.

A vacinação em primeira dose dos idosos da faixa de 69 a 71 anos também continuará a ser feita nas unidades onde ainda restam doses disponíveis, bem como a vacinação em segunda dose daqueles que já tomaram a vacina Coronavac/Butantan.

O procedimento é o mesmo: verifique no site o horário de atendimento da unidade de saúde e compareça no dia indicado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Estratégia de Saúde da Família. Os contatos estão na página da Prefeitura de Ubatuba. No caso de vacinação em segunda dose, é obrigatório apresentar a carteirinha com a comprovação da primeira dose.

Outra alternativa para quem não está com o cadastro atualizado é preencher os dados para atualização de maneira online, no formulário disponível em: https://cutt.ly/axuDC0Q As informações cadastradas são encaminhadas à equipe do posto de saúde do bairro correspondente, que entra em contato no momento de vacinação da faixa etária do inscrito.

Já no caso dos profissionais de segurança pública e administração penitenciária, a estratégia de vacinação será alinhada em reunião entre o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo e a secretaria municipal de Saúde que acontecerá nesta semana.

A Vigilância informa que as unidades de saúde da região sul afetadas por falhas no fornecimento de energia elétrica – Perequê-Mirim, Rio Escuro, Lagoinha e Praia Dura – aguardam parecer do Estado para dar continuidade na vacina para essa faixa etária.

Sobre a quantidade de vacinas

O número de doses recebidas segue diferentes parâmetros como a estimativa populacional do IBGE para uma determinada faixa etária (por exemplo, a de idosos) ou o número de pessoas que efetivamente foram vacinadas contra a Influenza em 2020 (trabalhadores da saúde), entre outros critérios. Como a adesão da população à vacinação contra a Covid-19 é grande, estão faltando vacinas para atender todas as pessoas de cada grupo prioritário.

Para agilizar a imunização, é importante também realizar o pré-cadastro do idoso no site https://vacinaja.sp.gov.br/

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba