Cidades Ilhabela Notícias

Enfermeira é a primeira a ser vacinada contra Covid-19 em Ilhabela

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela iniciou nesta quinta-feira (21), a campanha de imunização dos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A enfermeira Katiane Sirino Soares, da UBS Água Branca, foi a primeira a receber a vacina, em seguida os médicos do hospital Governador Mário Covas Júnior, o clínico, Luís Fernando Minamihara e o infectologista, Leandro Lombo Bernardo.

A enfermeira compartilha com todos, sua experiência em ser a “pioneira” na vacinação do arquipélago. “Me sinto muito feliz em ter tomado a primeira dose da vacina, ansiosa pela segunda; orgulhosa e lisonjeada por ter sido escolhida: a primeira cidadã ilhabelense a ser vacinada. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos; obrigado pelo carinho e reconhecimento. Estou protegida; o que me dá mais coragem e disposição para trabalhar na saúde, no combate desse mal que assolou e assola o mundo durante esses longos 13 meses”.

O médico Luís Fernando Minamihara, Coordenador da Clínica Médica e do Setor de Internação Respiratória foi o segundo a receber a vacina. “Ser vacinado é uma sensação de alívio, aumenta a nossa segurança, pois estamos enfrentando uma doença mortal e que já nos tirou muitos amigos e colegas de profissão até agora. Sempre tivemos medo de enfrentar esta doença que requer uma proteção maior, além dos nossos cuidados e equipamentos de proteção individual. Agora a sensação de um lado é de alívio, e esperançosos de outro, pois vemos uma luz no fim do túnel! Se conseguirmos cumprir a meta vacinal, estaremos caminhando para um novo “normal” em nossas vidas”, salienta o médico.

Leandro Lombo Bernardo, médico infectologista foi o terceiro profissional de saúde a ser vacinado. “Gostaria de ressaltar que esta é uma vacina que nos testes demonstrou extrema segurança, com poucos efeitos colaterais e adversos e reduziu formas moderadas e graves da doença. É necessário termos paciência, pois aos poucos as doses serão enviadas ao nosso município e todos os grupos prioritários devem ser vacinados. É muito importante nos vacinarmos pensando principalmente na coletividade, protegendo também os que estão à nossa volta e não somente a nível individual. Nossa principal arma é a vacina!”, ressalta o infectologista.

“Precisamos da adesão de toda a população alvo desta campanha, pois a meta vacinal é de pelo menos 90% em cada um dos grupos. A partir daí teremos a quebra da transmissão desta doença. O primeiro grupo serão os profissionais de saúde, sendo priorizados os que estão na linha de frente, mas sem exceção dos demais, seguido pelos idosos, que ainda será divulgado em nota pela Secretaria de Saúde”, informa a enfermeira do Programa Imunização, Simone Fortes.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela