Cidades Notícias São Sebastião

Instituto Argonauta atende ocorrência de um golfinho em Maresias

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

A equipe do Instituto Argonauta foi acionada no último domingo, dia 31, para atender em Maresias um golfinho que estava na área de arrebentação da praia. O golfinho era macho, e da espécie Tursiops truncatus, conhecido popularmente como golfinho-nariz-de-garrafa.

De acordo com informações da Médica Veterinária Fabiola da Silva Santana, Veterinária Responsável Técnica do Instituto Argonauta na Unidade de Estabilização (UE) de São Sebastião, a equipe foi acionada para atender a ocorrência, pois ele foi encontrado na praia sem conseguir se deslocar. Ele foi mantido dentro da água pelos Bombeiros, até que a equipe de resgate do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta chegasse ao local.

Foto: Instituto Argonauta

Na praia, os técnicos avaliaram as condições do animal e se seria possível soltá-lo. Porém, o golfinho não estava ativo na água, e não respondia aos estímulos para soltura. “Fizemos algumas medicações de emergência dentro do mar, mas, pensando no bem-estar do golfinho, decidimos transportá-lo para a Unidade de Estabilização”, explicou Fabiola.

Foto: Instituto Argonauta

Na Unidade, um exame de sangue revelou que o cetáceo estava muito anêmico. Assim, um tratamento emergencial foi iniciado e o golfinho permaneceu em estabilização durante algumas horas. “Foi realizada toda a terapia de emergência, mas infelizmente ele não resistiu e acabou vindo a óbito”, detalhou a veterinária. A necropsia realizada pela equipe revelou que o golfinho já tinha idade mais avançada. A causa da mortalidade será investigada pela equipe do Instituto, e comporá nosso banco de dados do PMP.

*Fonte: Instituto Argonauta